Festejo de Santa Teresa

Nível baixo do Rio Tocantins inviabiliza a procissão fluvial de Santa Teresa

A recomendação para uso de pequeno barco partiu da Agência da Marinha.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
A tradicional procissão fluvial não vai acontecer por recomendação da Marinha.
A tradicional procissão fluvial não vai acontecer por recomendação da Marinha. (Foto: Imirante Imperatriz/ Arquivo de 2015)

IMPERATRIZ – Pela primeira vez na história não será realizada neste sábado (15), a tradicional procissão fluvial em homenagem a padroeira e cofundadora de Imperatriz, Santa Teresa D´Ávila. Em vez da balsa seguida por dezenas de barcos, apenas uma pequena embarcação vai fazer o translado da imagem de Santa Teresa D´Ávila, que este ano terá a companhia da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O padre Felinto Elísio Correia Neto, pároco da igreja matriz, informou que a recomendação para a utilização de apenas um pequeno barco partiu a Agência da Marinha, em reunião com a coordenação do festejo.

“Vamos ter um pequeno barco somente, que vai fazer o translado da santa. As pessoas, os devotos, são orientados a ficar aguardando no porto das balsas a chegada das duas imagens, a de Santa Teresa e de Nossa Senhora Aparecida”, disse o sacerdote. A imagem de Nossa Senhora Aparecida é a mesma que veio do santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, no dia 9 de outubro, como parte do projeto Rota 300.

Sobre as procissões

Realizada anualmente no dia 15 de outubro, a procissão fluvial remete a chegada de frei Manoel Procópio do Coração de Maria com sua santa de devoção que tornou cofundadora e padroeira de Imperatriz. Em seguida, com o desembarque no porto das Balsas, inicia a procissão terrestre pelas principais ruas da cidade até a porta da igreja matriz de Santa Teresa onde é feita uma grande Celebração Eucarística.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.