Ensino

Estudantes de Imperatriz se destacam em desafio acadêmico

Competição é considerada o maior desafio de conhecimento realizado pela <i>internet</i>.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Alunos do ensino fundamental e médio participaram da competição em nível nacional.
Alunos do ensino fundamental e médio participaram da competição em nível nacional. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ - Alunos do ensino fundamental e médio da Escola Marly Sarney, em Imperatriz, participaram do Desafio Nacional Acadêmico (DNA). A ação que acontece em todo o país é uma competição online onde os alunos precisam resolver, via internet, 110 questões, em 11 áreas do conhecimento, além de quatros desafios extras no tempo de 36 horas ininterruptas.

Ao todo, cerca de 1060 equipes de todas as escolas do Brasil foram inscritas no desafio. Em Imperatriz, quatro equipes conseguiram destaque em nível nacional e estadual.

A professora Conceição Oliveira e o professor Geilson Reis, auxiliaram as equipes durante o DNA. “Estamos satisfeitos com os resultados alcançados, pois durante o desafio nossa equipe do ensino fundamental conseguiu o 5º lugar em nível nacional e no nível estadual ficamos em 2º lugar”, destaca Conceição Oliveira.

A competição tem o objetivo de estimular a busca do conhecimento de maneira ativa, por meio de pesquisas na internet, e visa ainda, incentivar o trabalho em equipe, a noção de liderança, a tomada de decisão, a iniciativa na resolução de problemas complexos e o raciocínio lógico.

Segundo a gerente do Sesi de Imperatriz, Amparo Alencar, a competição agrega não só conhecimento, mas também valores. “Abraçamos o DNA porque acreditamos que atividades extras e fora da sala de aula desenvolvam em nossos alunos também valores, uma vez que promovem integração, estimulam a criatividade e o trabalho em equipe, algo necessário para o mercado e para o dia a dia deles”.

Durante 36 horas, os alunos passaram por três fases. A primeira composta por quatro tarefas extras não obrigatórias e sem pontuação, utilizada somente para critério de desempate.

Já na segunda fase, que serviu de classificação para a terceira, os alunos tiveram que solucionar questões envolvendo 11 temas com 10 perguntas de pontuação variável para cada um, nas diversas áreas do conhecimento, entre elas, Meio Ambiente, Música, Curiosidades, Atualidades, Idiomas, Profissões, Tecnologia, Esportes, Raciocínio Lógico, Direito e Empreendedorismo

Alunos do Ensino Médio em São Luís também participaram do desafio. O resultado final deve sair no dia 30 de junho. Além de ganharem troféus e certificados de participação, a equipe vencedora será premiada com cinco vales-compra no valor de R$ 1.000,00, cada, em um total de R$ 5.000,00.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.