Prevenção

Ginecologista alerta sobre prevenção a Microcefalia, em Imperatriz

Especialista alerta que futuras mamães devem se proteger, ao máximo, contra o mosquito.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36

IMPERATRIZ – A ginecologista e obstetra Fernanda Trindade Almeida recomendou quinta-feira (24) que as mulheres grávidas reforcem as medidas de prevenção ao mosquito Aedes Egipty, transmissor da dengue, febre chikungunya e zyca vírus, este último causador da microcefalia.

A especialista disse que a prevenção deve ser em sentido amplo, em que toda a família e gravida e vizinhos atuem no combate aos focos do mosquito e a prevenção pessoal.

“Quero lembrar que o poder público, o município, faz o papel dele no que diz respeito a dar suporte, mas não vai adiantar se não for um trabalho em conjunto”, disse, acrescentando que qualquer pessoa pode alertar o seu vizinho e até denunciar a existência de focos do mosquito às autoridades.

O segundo passo, segundo a médica, é a proteção pessoal de cada grávida. Mesmo diante de altas temperaturas, comuns nesta época do ano no Estado, ela recomenda que as futuras mamães protejam, ao máximo, a superfície do corpo.

“Infelizmente mesmo com o calor a gravida tem que usar roupa com mangas cumpridas, cobrir ao máximo que puder a superfície do corpo, e não pode faltar repelente”, orientou.

Fernanda Trindade ressaltou que os repelentes indicados para o uso pelas grávidas são à base de Icaridina, que seria o mais indicado para grávida, um pouco mais difícil de achar em farmácias, e o Deet, que é o mais comum que temos nos supermercados e farmácias.

“Devemos lembrar que para essa doença não existe vacina, não existe remédio. Depende basicamente do comportamento de cada um, então a prevenção é a única forma que temos de controle”, recomentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.