Caso do FGTS

Justiça Federal vai propor conciliação entre prefeitura e Caixa

A decisão foi publicada pelo juiz federal Jorge Alberto.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37

IMPERATRIZ – A Ação Civil Pública, proposta pelo município de Imperatriz para a liberação do Fundo de Garantia de todos os servidores efetivos alcançados com a mudança de regime, foi encaminhada a 1ª Vara da Subseção Judiciária da Justiça Federal, que, em 90 dias, por meio da Central de Conciliação, vai tentar uma solução conciliatória com a Caixa Econômica Federal.

A decisão foi publicada pelo juiz federal Jorge Alberto. A tese jurídica sustentada pela Procuradoria Geral do Município se firma no entendimento majoritário dos tribunais superiores, segundo o qual a liberação do FGTS é, legalmente devida, quando, por força de lei, ocorre a mudança do regime de emprego, como aconteceu com os mais de 7.000 funcionários efetivos da Prefeitura de Imperatriz.

Pela decisão, a Justiça Federal busca entendimento com a Caixa Econômica Federal, na medida em que reconhece a relevância da matéria e sabe, obviamente, que uma solução mediada, sem conflito, traz benefícios aos servidores municipais e ao processo.

Para os secretários municipais Daniel Souza e Zesiel Ribeiro, a solução para o saque do FGTS para todos os servidores começa a ser desenhada e, segundo eles, será concretizada no prazo estipulado pela Justiça Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.