Educação

Imperatriz sedia evento sobre Língua Brasileira de Sinais

O evento contará com a participação da professora PhD Ronice Müller de Quadros.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(Foto:Jonas Pereira/Agência Senado)

IMPERATRIZ – Desta terça-feira até quinta-feira, o Centro de Ensino Governador Archer realizará a culminância do Projeto de Extensão Inclusão Pela Libras, coordenado pela equipe da escola. O evento contará com a participação da professora PhD Ronice Müller de Quadros, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A professora ministrará a palestra de abertura, que será hoje (26), às 19h30, no auditório da Faculdade Santa Terezinha (Fest). A palestra terá como tema Políticas linguísticas e Língua de Sinais.

Nos dias 27 e 28 serão ministrados, também pela professora Ronice Müller, dois minicursos destinado a formação dos educandos surdos do C.E. Governador Archer, além dos demais inscritos no inscritos no evento. Os minicursos serão na própria escola.

O Projeto de Extensão Inclusão Pela Libras teve por objetivo proporcionar, dentro da escola, um curso de Libras voltado para toda a comunidade, ministrado por aluna surda do ensino médio, que atuou como instrutora-aprendiz. O curso teve duração de seis meses, totalizando 120 horas. Os participantes poderão atuar como interpretes de Libras.

A palestrante

Ronice Müller é graduada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul, com mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Linguística e Letras pela mesma universidade, com estágio na University of Connecticut. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenadora do curso de Letras-Língua Brasileira de Sinais. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos temas: Língua de Brasileira de Sinais, aquisição da língua de sinais, educação de surdos e tradução e interpretação de língua de sinais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.