Prevenção de Câncer

Parque Alvorada recebe Unidade Móvel Oncológica

Só neste ano o ônibus já realizou cerca de 10 mil atendimentos.
Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.10/04/2015 às 19h10

IMPERATRIZ - A Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer está localizada em frente à Unidade Básica de Saúde Maria Aragão, no Parque Alvorada, onde deve permanecer até o fim do mês.

A unidade está oferecendo aos usuários da rede pública de saúde, daquela região, consultas com dermatologista, agendamento de mamografia, exame de PSA, papa nicolau e biopsia de pele. Para ter acesso aos serviços, o cidadão precisa apenas se deslocar até a Unidade portando documento de identificação (RG), comprovante de residência e cartão SUS.

De acordo com a coordenadora da Unidade Móvel, Vilenice Batista, são feitos todos os esforços, para que em caso de necessidade de tratamento, o paciente não deixe de realiza-lo.

“Nosso foco principal é a prevenção e o tratamento. Em decorrência disso, nos casos em que não conseguimos localizar um paciente por telefone para dar resultado de exame, por exemplo, como acontece constantemente, nossa equipe vai em busca do usuário em sua residência para que não haja interrupção do tratamento. E isso é possível por meio do comprovante de endereço exigido”, acrescenta.

Detectada a necessidade de tratamento do paciente, uma equipe dará o suporte necessário em relação a consultas e procedimentos cirúrgicos. As pessoas atendidas no ônibus recebem resultado dos exames no máximo em 15 dias e os que indicam alguma alteração já têm consultas marcadas com os especialistas. Em caso de confirmação do câncer, o usuário passa a ser atendido automaticamente pela rede de oncologia do município.

Quantidade de atendimentos

Só neste ano o ônibus já realizou cerca de 10 mil atendimentos passando pelas regiões dos bairros Bacuri e Vila Lobão.

Entre janeiro e março, foram realizados 1.300 exames preventivos da próstata, 1.100 exames preventivos do colo do útero e cerca de 350 consultas de pele, além de procedimentos como biopsia de pele, mamografias e consultas com oncologista e mastologista.

Em 2014 moradores de aproximadamente 30 bairros foram beneficiados pelo atendimento da Unidade que passou pelas regiões da Vila Nova, Vila Cafeteira e Santa Rita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.