Renúncia

Diretor da UFMA Campus Imperatriz renuncia ao cargo

O diretor <i>pro tempore</i> deve ser escolhido pelo Conselho de Centro.

Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Marcos Fábio reassume disciplinas no curso de Jornalismo.
Marcos Fábio reassume disciplinas no curso de Jornalismo. (Foto: Divulgação/ UFMA)

IMPERATRIZ – O diretor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Imperatriz, Marcos Fábio Belo Matos, renunciou ao cargo, para o qual foi eleito em 2013. De acordo com a nota publicada por ele em uma rede social, na manhã desta quarta-feira (25), a saída foi motivada por problemas de saúde, somados aos pessoais.

“Estou saindo porque os meus problemas de saúde, somados a outros, de ordem pessoal, começaram a impedir a qualidade da minha gestão. E não acho que seja honesto com a comunidade que me elegeu ficar num cargo, quando você sente que não tem mais condições de ocupá-lo com o mesmo afinco”, afirma.

O professor diz que enviou o pedido de exoneração ao reitor da universidade e agradece a toda a comunidade acadêmica pelo apoio e ajuda na gestão dos campi.

“Quero agradecer a toda a comunidade da UFMA Imperatriz pelo apoio, pela convivência na gestão e pela união nas batalhas conjuntas. Foi uma boa experiência de construção coletiva de um Centro.”

Marcos Fábio foi eleito com 32% dos votos, no dia 3 de junho de 2013. O mandato para diretor de centro é de quatro anos. Em 2014, o professor ficou afastado da direção por um tempo, para realizar o tratamento de um câncer, diagnosticado no mesmo ano.

Agora que foi afastado do cargo, ele reassume as aulas no curso de Jornalismo. O diretor pro tempore deve ser escolhido hoje à tarde, na reunião do Conselho de Centro da universidade.

Veja, na íntegra, o texto publicado pelo professor:

“A quem interessar possa, informo que solicitei ao prof. Natalino Salgado, reitor da UFMA, a minha exoneração do cargo de Diretor do CCSST.

Não deixo a direção por ter afrontado o Congresso, como Cid. Nem empurrado por "forças ocultas", como Jânio. Nem fui vítima de Impeachment, como Collor. Nem acossado, como Jango. Nem vou dar um tiro na cabeça, como Getúlio.

Estou saindo porque os meus problemas de saúde, somados a outros, de ordem pessoal, começaram a impedir a qualidade da minha gestão. E não acho que seja honesto com a comunidade que me elegeu ficar num cargo, quando você sente que não tem mais condições de ocupá-lo com o mesmo afinco, a mesma eficácia, a mesma energia. Por isso, estou saindo.

Quero agradecer a toda a comunidade da UFMA Imperatriz pelo apoio, pela convivência na gestão e pela união nas batalhas conjuntas. Foi uma boa experiência de construção coletiva de um Centro, até onde pôde ser. Dois anos de muito aprendizado, vitórias e derrotas.

Espero ter contribuído para tornar o CCSST melhor. E que os próximos anos sejam melhores ainda. Para tod@s.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.