Viagem

Aumenta emissão de passaportes na delegacia da PF, em ITZ

Após a entrevista, o prazo de entrega do documento é de até 8 dias úteis

Letícia Sekitani/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
( Foto: Divulgação / Internet)

IMPERATRIZ – A chegada do fim de ano está levando muitas pessoas a procurar a Polícia Federal (PF) para a emissão do passaporte.
De acordo com a delegacia da PF em Imperatriz, outubro e novembro são os meses em que aumenta a procura serviço em razão das viagens para o exterior durante as férias de dezembro e janeiro. Apesar da confirmação do aumento, a delegacia não informou sobre índices.

Documento

O passaporte é um documento emitido pela Polícia Federal e é exigido em viagens internacionais. Ele tem a função semelhante à da “identidade”, porém, usado fora do Brasil.
Esse documento que identifica o cidadão brasileiro em outros países e permite a entrada e a saída pelos portos, aeroportos e todas vias de acesso internacional, de acordo com a legislação de cada país.

Como tirar o passaporte

A emissão do passaporte é feita pela PF, e para solicitá-lo, a pessoa deve preencher um cadastro no site da Polícia Federal.

Após o preenchimento do pedido de emissão do passaporte, o agendamento da entrevista e o pagamento de uma taxa no valor de 156,07, o solicitante deverá comparecer no dia e horário marcado, à Delegacia de Polícia Federal (DPF), para a entrevista.

O requerente deve ir à entrevista munido de todos os documentos originais que foram pedidos no preenchimento do pedido de emissão. Essa entrevista consiste na conferência da documentação, recolhimento da impressão digital e foto.
A PF informou, ainda, que o prazo para que o documento fique solicitado em Imperatriz fique pronto é de oito dias úteis, tempo hábil para que a solicitação vá para o Rio de Janeiro, o documento seja impresso na Casa da Moeda e volte a Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.