Prevenção

Câncer de próstata: Inca estima 68 mil novos casos este ano

A campanha Novembro Azul intensifica os cuidados que o homem deve ter com a saúde.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
Homens, a partir de 50 anos, devem procurar o urologista. Aqueles com histórico familiar da doença devem procurar mais cedo.
Homens, a partir de 50 anos, devem procurar o urologista. Aqueles com histórico familiar da doença devem procurar mais cedo. (Reprodução/Internet)

IMPERATRIZ - Um mês de incentivo, prevenção e promoção da saúde masculina. Este é o intuito do Novembro Azul, período de combate ao câncer de próstata, doença mais incidente em homens no Maranhão.

Na manhã desta terça-feira (4), médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de Saúde participaram da abertura oficial da campanha no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em Imperatriz.

De acordo com o cirurgião oncológico, Gumercindo Filho, esta iniciativa é um momento de reflexão em favor da saúde e, também, contra o preconceito. “Na prática diária da medicina, é mais difícil o homem procurar o médico. Precisamos mudar essa realidade”, declara.

Pensando no bem-estar e em uma melhor qualidade de vida, o homem precisa driblar o machismo e dar prioridade à saúde, fazendo visitas anuais ao urologista. A partir dos 40 anos, além das consultas médicas, é obrigatório o exame de toque retal, uma das principais maneiras de diagnosticar e detectar o câncer.

Como fatores de risco do câncer de próstata, estão: idade avançada, histórico familiar, sedentarismo, hábitos alimentares, obesidade, entre outros. Em estágio avançado, a doença provoca dificuldade em urinar, sensação de não esvaziamento da bexiga e a presença de sangue na urina. “Apesar disto, se descoberto precocemente, o câncer tem 90% de chances de cura”, afirma Gumercindo.

Orientação

A escolha deste mês é justificada pelo fato de em 17 de novembro se comemorar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que homens, a partir de 50 anos, procurem o urologista. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o especialista a partir dos 45 anos.

Dados

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o câncer de próstata, em 2014, é de 68.800 novos casos, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.