Santa Teresa 2014

Milhares de fiéis homenageiam Santa Teresa

Fé e devoção marcam o evento católico. A multidão saudou a padroeira, entoando cânticos e louvando.

Tátyna Viana/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49
 Procissão . (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)
Procissão . (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Uma vez por ano, o Porto da Balsa em Imperatriz se enche de fiéis à espera de Santa Teresa D’Ávila. A imagem da padroeira chegou numa grande embarcação, conduzida pelo bispo da diocese, Dom Gilberto Pastana, rodeada de devotos, e foi recebida por milhares de católicos.

A multidão saudou a padroeira, entoando o cântico “Teresa, bendita, mestra da verdade, doutora da Igreja”. Balões foram soltos ao vento e coloriram o céu azul. Após a procissão fluvial, os fiéis seguiram em terra firme, louvando e rezando.

Aylane Silva, de 3 anos, mais uma vez participou da procissão vestida de anjo, cumprindo uma promessa feita pela mãe. Lane Silva disse que a filha precisou ficar internada numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao nascer. Mas ainda faltam dois anos para demostrar que a fé ajudou a alcançar a graça.

 Aylane Silva,
Aylane Silva, "paga" promessa na procissão. (Foto: Tátyna Viana/ Imirante Imperatriz)

“Eu prometi que se minha filha saísse logo da UTI eu viria cinco anos seguidos, na procissão de Santa Teresa, com ela assim, até completar os 5 anos. Também não vou cortar o cabelo dela”, relatou a mãe emocionada e feliz com a saúde da filha.

Na rua Luís Domingues, primeiro trecho da procissão, moradores saíam de casa para ver o cortejo passar. Lá também estava dona Rosa Vieira, toda de branco, com o terço na mão. Ela não revelou o motivo, mas confessou que nos últimos caminha com o povo no dia de Santa Teresa sempre vestindo roupas brancas.

 Rosa Viera usa sempre roupas da cor branca na procissão. (Foto: Tátyna Viana/ Imirante Imperatriz)
Rosa Viera usa sempre roupas da cor branca na procissão. (Foto: Tátyna Viana/ Imirante Imperatriz)

Para a secretária Luzinete de Sousa, é um “momento de muita fé, em saber que Santa Teresa é a co-fundadora da nossa cidade, é também um momento de comunhão porque reúne pessoas que muitas vezes nem participam da Igreja, mas saem de suas casas, se juntam para agradecer as bênçãos recebidas e pedir algo que ela interceda por algo em nossas vidas”.

A procissão só termina na Igreja matriz, depois de percorrer várias ruas do Centro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.