Imperatriz

Reinaugurado o prédio da Academia Imperatrizense de Letras

A reforma durou seis meses, e o prédio passou por vários reparos.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
O auditório ficou lotado durante a cerimônia de reinauguração.
O auditório ficou lotado durante a cerimônia de reinauguração. (Reprodução / TV Mirante )

IMPERATRIZ – Em noite festiva e de confraternização, regada a muita música e literatura, a diretoria da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) recebeu, nessa sexta-feira (8), o prédio da instituição totalmente reformado.

A reforma durou seis meses e o prédio passou por reparos, foram trocados o teto, a pintura, o forro e o piso. Pronto para receber visitas do público novamente, o prédio conta agora com uma inovação na arquitetura, 40 lâmpadas fluorescentes foram instaladas no auditório Vito Milesi, as quais representam os 40 integrantes, sendo 33 homens e sete mulheres que compõem a AIL.

“Isso é um patrimônio de Imperatriz. Não é só um prédio público, é um patrimônio cultural da cidade, e a Academia tem a honra de administrar e desenvolver suas atividades aqui”, destacou o vice-presidente da AIL, Agostinho Noleto.

O prédio pertence à Prefeitura de Imperatriz, foi cedido, em regime de comodato, para a AIL. Tornou-se um local de visitação pública pelos estudantes da cidade principalmente. O prédio conta também com uma sala da secretaria, a sala Edelvira Marques com os quadros dos acadêmicos falecidos, a sala de inclusão digital e a biblioteca.

“A nossa biblioteca está sempre aberta todas as tardes para atender, principalmente, os estudantes. Somo uma referência para a cidade e tudo que fazemos é pensando na sociedade”, disse a presidente Edna Ventura.

A reforma custou cerca de R$ 70 mil e foi preservada a feição arquitetônica como as portas largas, janelões, piso e teto em madeira de lei. O antigo prédio já abrigou os Três Poderes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.