Zona Livre

Setor produtivo comemora zona livre de febre aftosa

O secretário de Agricultura e Pecuária anunciou a realização da solenidade, também, em Imperatriz.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

MARANHÃO - Um grande evento para comemorar a classificação internacional de Zona Livre de Febre Aftosa foi realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), na noite de quarta-feira (18), em São Luís.

Durante a solenidade foram homenageadas diversas instituições parceiras do governo estadual nas ações que resultaram no reconhecimento internacional, cujo certificado foi entregue no dia 29 de maio, durante a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal, em Paris, na França.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, que também recebeu uma placa de homenagem da Aged, ressaltou que aquele era um momento especial para o setor produtivo maranhense e anunciou a realização da solenidade também em Imperatriz, já que a região tocantina concentra a maior parte do rebanho do estado, estimado em quase oito milhões de cabeças de bovinos e bubalinos.

Ao discursar, Guilherme Marques, iretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), representando o ministro da pasta, agradeceu a homenagem e ressaltou que era muito importante a relação de parceria entre a iniciativa privada e o poder público. “Hoje estou aqui para aplaudir e reconhecer o mérito de vocês”, falou o diretor do ministério, que foi um dos responsáveis pelo Programa de Ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa do Mapa, que, além do Maranhão, possibilitou a nova classificação de zona livre também para os estados do Pará, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Instrução Normativa

Nesta semana, foi publicada a Instrução Normativa nº 16, em que o Ministro da Agricultura, Nery Geller, oficializou o reconhecimento da região norte do estado do Pará e os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte como zona livre de febre aftosa com vacinação.

Com a nova classificação, estes estados estão habilitados a comercializar com outros países e também a participar de feiras agropecuárias sem a necessidade dos animais permanecerem em quarentena.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.