Defesa do Consumidor

Instituto de Defesa do Consumidor notifica bancos em ITZ

Entidade listou os três serviços que lideram reclamações: bancos, telefonia e energia elétrica.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

IMPERATRIZ – O Instituto de Defesa do Consumidor Tocantins (Edectins), organização não governamental sediada em Imperatriz, está fiscalizando o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, por parte de estabelecimentos comerciais e instituições bancárias da cidade.

Conforme levantamento, elaborado a partir dos primeiros dias de fiscalização, os bancos lideram a lista de instituições que desobedecem ao Código de Defesa do Consumidor. Complementam o ranking das queixas, os serviços de telefonia móvel e fixa e, ainda, concessionária de energia elétrica.

Dentre os três segmentos, os bancos lideram com folga, segundo o presidente do Instituto de Defesa do Consumidor do Tocantins (Idectins) Edmar Nabarro, as queixas na demora pelo atendimento aos clientes na fila.

“Temos notícias que pessoas estão passando três horas para ser atendidas enquanto que as leis locais e o próprio Código de Defesa do Consumidor condenam essa prática. E estamos notificando esses bancos”, revelou Edmar Nabarro, sem revelar quais as agências notificadas.

Apesar da notificação, a entidade pretende firmar parceria com empresas para evitar o ingresso de ações na Justiça.

“Nosso objetivo não é entrar com ação contra as empresas e sim, auxiliá-las, até, com orientações, com recomendações no que elas estão errando porque muitas vezes essas empresas estão incorrendo em erro, mas nem mesmo elas sabem”, concluiu.

O Idectins prioriza queixas coletivas dos vários segmentos da sociedade. Para fazer uma denúncia as pessoas deverão enviar e-mail para idectins@bol.com.br ou a página do instituto no Facebook.

Prazos

Com a notificação, que já vem sendo feita há dez dias, os bancos e outros estabelecimentos terão prazo de 60 dias para se manifestar. A entidade poderá, se entender ser necessário, ingressar com uma Ação Civil Pública na Justiça contra os bancos e demais estabelecimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.