Trânsito

MP lança campanha de combate à violência no trânsito em ITZ

Em três anos, a cidade teve mais de 10 mil acidentes, segundo o Samu.

Imirante Imperatriz, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

IMPERATRIZ – O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) realiza, nesta sexta-feira (9), às 8h30, no auditório da Receita Federal, uma reunião com parceiros dos poderes executivo, legislativo, judiciário, além da sociedade civil organizada para debater as diretrizes que farão parte de uma campanha educativa para diminuir a violência no trânsito.

A reunião faz parte do projeto "Trânsito Seguro, Direito de Todos", da 7ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, que irá lançar a campanha "O que você tem a ver com a violência no trânsito de Imperatriz?".

O projeto visa mobilizar a sociedade, poderes e setores para incentivar, provocar ou exigir a adoção de medidas concretas e eficazes por parte dos órgãos e instituições do Sistema Nacional do Trânsito na tentativa de diminuir os casos de violência no trânsito.

Segundo o promotor de Justiça Alessandro Marques, os altos índices da chamada pequena criminalidade (crimes com pena máxima de até dois anos) estão muito presentes no trânsito de Imperatriz.

De acordo com dados do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), nos últimos três anos, a cidade teve mais de 10 mil acidentes de trânsito, resultando em mais de 11 mil vítimas.

"Não é difícil concluir que esses números geram consequências de toda ordem. Segundo dados do Hospital Municipal de Imperatriz, metade das cirurgias realizadas, em média, naquele hospital, é decorrente de casos de acidentes de trânsito. Só no segundo semestre de 2013, o custo gerado no HMI para atender as ocorrências de acidentados foi de quase R$2 milhões", destacou o promotor.

Para a execução do projeto, o MP irá fazer reuniões de trabalhos com os poderes executivo, legislativo e judiciário, setores da sociedade civil organizada ligada ao trânsito e demais parceiros, audiências públicas para apresentar as propostas e os resultados, além de palestras para grupos ligados ao tema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.