Saúde

Curso alerta sobre os riscos do consumo de leite clandestino

O curso é aberto aos donos de restaurantes, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos.

Imirante Imperatriz, com informações da UFMA.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

IMPERATRIZ – O projeto de extensão "Campanha contra o leite materno", do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vai realizar nesta quarta (30), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, um curso sobre os riscos do consumo de leite clandestino e treinamento sobre boas práticas para serviços de alimentação.

Aberto aos donos de restaurantes, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos que comercializam alimentos, o objetivo do encontro é conscientizar esses profissionais sobre os riscos do consumo do leite e produtos derivados sem a inspeção sanitária.

Segundo a professora e coordenadora do projeto, Tatiana de Oliveira Lemos, o "Campanha contra o leite materno" existe há dois anos e, nesse período, os acadêmicos constataram que o leite clandestino, vendido em grande quantidade em Imperatriz, pode colocar em risco a saúde dos consumidores. "É um treinamento que visa repassar informações sobre as boas práticas para serviços de alimentação", completou.

De acordo com relatório divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o leite clandestino assume a sexta posição entre os alimentos causadores de doenças. Os donos de estabelecimentos que trabalham com a venda de produtos devem ser conscientizados para não fazerem uso de produtos como leites e derivados, para a preparação dos alimentos, sem os selos de inspeção. A ausência de identificação visual dos registros de inspeção indica que os produtos não estão autorizados para o consumo.

Em Imperatriz, a responsável pela fiscalização é a Coordenação de Vigilância Sanitária que é parceira do curso de Engenharia de Alimentos na realização da capacitação. A instituição pretende atingir o maior número de proprietários de estabelecimentos que manipulam alimentos para o trabalho de conscientização, visando combater a aceitação do leite e de derivados como o queijo, que são responsáveis pela transmissão de várias doenças.

A próxima etapa do projeto vai atingir os produtores de leite. O objetivo dos acadêmicos do projeto é levar informações para os profissionais que lidam com os alimentos, ressaltando os cuidados que devem tomar para evitar a contaminação do leite durante a retirada e das condições armazenamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.