Saúde

Dia de Atenção à Disfagia alerta para os cuidados com a doença

Seu principal sintoma é a dificuldade de engolir alimentos.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

IMPERATRIZ - Hoje, dia 20 de março, é celebrado o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, uma doença que acomete pessoas que tenham sofrido alguma alteração neurológica em função de acidente vascular cerebral ou qualquer doença que afete o sistema nervoso.

Seu principal sintoma é a dificuldade de engolir alimentos, o que pode causar desnutrição, desidratação, pneumonia e morte por asfixia.

A doença pode ocorrer em todas as idades, mas costuma atingir pessoas idosas em maior proporção, já que o envelhecimento do corpo humano altera, naturalmente, os aspectos estruturais, funcionais e neurais do organismo. Por isso, a atenção com a terceira idade deve ser redobrada.

Outra preocupação dos especialistas em disfagia é que, além das complicações respiratórias, a doença pode gerar também problemas emocionais e de relacionamento social do paciente.

É necessário ficar atento aos sintomas da disfagia, pois pode ser tanto um desvio mecânico do organismo, como um indício de doença mais grave.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.