Pesquisa

Imperatriz participa de pesquisa sobre uso de medicamentos

Ao todo, serão entrevistados moradores de sete municípios do Estado.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

IMPERATRIZ – Imperatriz e mais seis municípios do Maranhão vão participar da coleta de dados da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos (PNAUM), do Ministério da Saúde. O levantamento começa neste sábado (28) no Estado e, aproximadamente, 900 pessoas deverão participar da pesquisa em todo Maranhão. O público será dividido por gênero, escolaridade e em sete faixas etárias - desde crianças a idosos.

As informações serão transmitidas em tempo real por tablets e a previsão é que no início de 2014 os dados da pesquisa estejam finalizados. No país serão entrevistados 38,4 mil pessoas em 245 municípios, sobre temas como o uso de remédios, acesso aos produtos no Sistema Único de Saúde (SUS), uso racional de medicamentos e a automedicação.

O estudo também vai apresentar se as pessoas seguem as prescrições médicas e se persistem no tratamento com medicamentos; se há variação no acesso aos remédios de acordo com condições sociais, econômicas e demográficas; e a avaliação dos serviços de assistência farmacêutica na Atenção Básica e uso racional de medicamentos da população.

Em todo o país, 140 entrevistadores irão coletar os dados que, posteriormente, serão analisados por professores-pesquisadores de 12 instituições parceiras do Ministério da Saúde. Ao todo, serão investidos R$ 9,4 milhões no estudo. A coordenação dos trabalhos será de responsabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Intoxicações

Os resultados da pesquisa vão possibilitar que sejam conhecidos os hábitos da população e o uso racional de medicamentos. Só nos últimos cinco anos, houve quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa. No Maranhão, em igual período, foram registradas 587 internações por intoxicação de medicamentos.

A pesquisa está dividida em duas etapas. A primeira, que começou na segunda-feira (23), será realizada nos domicílios dos 26 estados e no Distrito Federal. Os entrevistadores, identificados com crachás e com a carta de apresentação do Ministério da Saúde, vão questionar sobre os hábitos e, inclusive, verificar quais os medicamentos que a população possui em casa.

A segunda parte da PNAUM será a aplicação de questionário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos locais de entrega dos medicamentos nesses serviços. Nesta etapa, secretários de saúde, coordenadores municipais da assistência farmacêutica, responsáveis pela distribuição de medicamentos nas farmácias ligadas ao SUS, médicos e usuários também serão entrevistados. O enfoque será o funcionamento dos serviços de assistência farmacêutica.

Municípios pesquisados

Imperatriz

Barreirinhas

Governador Newton Bello

Paço do Lumiar

Pindaré-Mirim

São Luís

Trizidela do Vale

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.