Greve

Saiba os tipos de serviços disponíveis nos bancos em greve

O banco deve fornecer ao consumidor os serviços mais emergenciais.

Safira Pinho/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

IMPERATRIZ- Com o bancos em greve surge uma dúvida, quais os serviços disponíveis pelas agências bancárias diante desta situação? Por lei mesmo com a greve 30% dos servidores devem continuar trabalhando para manter os serviços básicos, como dos caixas eletrônicos, para qualquer dúvida, deve-se procurar a gerência do banco.

De acordo com a advogada Adrielly Figuereido, especializada em Direito do Consumidor, o banco deve fornecer ao consumidor os serviços mais emergenciais e essenciais, mas o cliente deve buscar alguns serviços alternativos como caixa eletrônico, lotéricas, correspondentes bancários.

“Em relação ao pagamento deve negociar com o próprio fornecedor, uma forma de pagamento, por exemplo uma nova emissão de boleto, se o usuário sentir lesado, deve procurar o Procon e juntar o máximo de provas, como o número de protocolo”.

Greve

O Sindicato dos Bancários da Regional de Imperatriz informou no dia 18 deste mês, a adesão ao movimento grevista a partir dessa quinta-feira (19). Segundo o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) a motivação para o início da greve se dar pela intransigência dos banqueiros e do Governo Federal (patrão dos bancos públicos), que ignoraram todas as reivindicações dos bancários e ofereceram apenas 6,1% de reajuste na última rodada de negociação ocorrida no dia 05 de setembro. A categoria possui acordo anual, que venceu no último dia 31 de agosto.

“De acordo com o diretor regional do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Pietro Marinho Filho, a categoria pediu um reajuste salarial de 22%. Em contra proposta a Federação Nacional dos Bancos (Febraban) apresentou 6.1%, que segundo ele está abaixo da inflação.

Além da questão salarial as principais reivindicações da categoria, dizem respeito também ao fim das metas abusivas e ao assédio moral, melhores condições de trabalho, combate à jornada excessiva de trabalho, contratação de mais bancários, prevenção contra assaltos e sequestros.

Em Imperatriz há em média 20 agências entre bancos públicos e privados. A categoria está se reunindo todas as manhãs na sede do sindicato, que fica na rua Maranhão, no centro, para fazer uma avaliação do movimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.