Justiça

Combate ao trabalho infantil é foco de campanha em ITZ

A iniciativa é da Vara da Infância em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

IMPERATRIZ - Com o slogan “Reveja seus conceitos, trabalho infantil não é opção”, a Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz em parceria com a Promotoria da Infância da comarca, Ministério Público do Trabalho (MPT-MA) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) iniciam nesta segunda-feira (10), uma campanha de combate ao trabalho infantil.

Na manhã de terça-feira (11), representantes de todas as instituições parceiras ocupam, ao vivo, as bancadas de telejornais em emissoras de TV para discutir o assunto. No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12), um pit stop na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa pretende alertar a população para o problema. Durante a mobilização, com início às 8h e que se estende até as 11h, adesivos e folders alusivos à campanha serão distribuídos à população pelos participantes da ação. Uma reunião com representantes dos segmentos que trabalham com o tema marca as atividades da campanha na quinta-feira (13). O encontro será realizado no auditório da OAB, a partir das 18h, e tem por objetivo a busca por uma atuação conjunta das instituições no sentido de prevenir, reprimir e punir a exploração do trabalho infantil.

Durante essa semana, comissários da infância e voluntários vão percorrer a cidade para identificar o trabalho em questão.

Trabalho Infantil

O Maranhão ocupa o 4º lugar no ranking do trabalho infanto-juvenil em todo o país. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2011). De acordo com a pesquisa, 12,4% dos maranhenses com idade entre 5 e 17 anos trabalham. O índice representa um total de 230 mil crianças e adolescentes. O setor primário – agricultura, pecuária e pesca -, o comércio e os serviços domésticos estão entre as atividades que mais absorvem o trabalho infantil, diz o estudo.
Imperatriz aparece no 4º lugar da lista dos municípios maranhenses no ranking do trabalho infantil doméstico, atrás de São Luís, Balsas e Caxias.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.