Festival

Centro de Cultura promove III Festival de Música Negra

Mais de 50 alunos da rede pública vão participar do evento na sexta-feira (19).

Tátyna Viana/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

IMPERATRIZ- A Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (Ceiri), por meio do Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCN Negro Cosme), promove nesta sexta-feira (19) a etapa eliminatória do III Festival de Música Negra, no Centro de Ensino Graça Aranha.

O concurso é aberto aos alunos da rede pública, mas apenas 20 escolas da rede estadual de ensino se inscreveram. Cada escola terá dois representantes que se apresentarão de forma individual ou em grupo, de acordo com o que está previsto no regulamento do festival.

Cinco jurados, personalidades ligadas à cultura, selecionarão os melhores intérpretes com base em alguns critérios, como afinação, originalidade e presença de palco. Os candidatos selecionados vão concorrer a troféus na etapa final, que será realizada no dia 14 de maio, no XI Salão do Livro de Imperatriz (Salimp).

O festival reunirá gêneros musicais de influência afro (hip hop, reggae, samba, pagode, soul, funk, afoxé, axé, jogo, congadas, lundu, etc.) e músicas que tratem da luta contra o preconceito, racismo e discriminação racial.

A presidente do CCNNC, Doralice Mota, diz que o objetivo do festival é valorizar as expressões musicais afro-brasileiras possibilitando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à música e a reflexão sobre a contribuição da população negra na cultura brasileira.

“É também uma grande oportunidade de revelarmos novos talentos na música regional, a exemplo de um grupo de Hip Hop que atualmente se apresenta em diversos eventos de Imperatriz”, acrescentou Doralice.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.