Conselho de Desenvolvimento Regional é instalado em Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

A Regional de Imperatriz, que abrange 14 municípios e uma população de 423.410 habitantes, é uma área prioritária do Plano Estratégico do Governo do Estado por sua condição de pólo industrial e agroflorestal.

É nessa perspectiva de importância inegável da região no desenvolvimento do Maranhão que será instalado, às 9h da manhã desta quarta-feira, na Associação Médica de Imperatriz, o Conselho de Desenvolvimento Regional.

O Conselho será instalado pelos gerentes de Gestão e Planejamento, Luciano Moreira, e Regional de Imperatriz, Luiz Carlos Barbosa Noleto. Este último, conforme previsto em lei, será o presidente da nova instância de governo, que tem seu foco voltado para o desenvolvimento das regiões do estado a partir da formulação de propostas com a participação de todos os segmentos sociais.

Integram a regional de Imperatriz, os municípios de Amarante do Maranhão, Buritirana, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Governador Ribamar Fiquene, Imperatriz (sede regional), João Lisboa, Montes Altos, Senador La Roque, Campestre do Maranhão, Estreito, Lajeado Novo, Porto Franco e São João do Paraíso. Posicionada no eixo de desenvolvimento mínero-siderúrgico, formado pelas estradas de ferro de Carajás e Norte Sul, a Regional de Imperatriz teve uma participação importante na arrecadação de ICMS em 2001, com o valor de R$ 12,5 milhões – segunda maior arrecadação do tributo no estado.

Pela sua localização geográfica, a região serve de entreposto na comercialização de gado, e outros produtos, entre o Centro-Oeste e o Norte-Amazônico, por onde passam as cargas que são redistribuídas internamente e destinadas aos Estados de Tocantins, Goiás e Mato Grosso. Na quinta-feira, 5, será instalado o Conselho de Desenvolvimento na Regional de Balsas, em solenidade marcada para as 9h da manhã, no auditório do Centro de Estudos Superiores da Universidade Estadual do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.