Tabu regional

Só três clubes fizeram "dobradinha" com Estadual e Copa do Nordeste

Bicampeão estadual, Sampaio busca segundo título regional.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h35
Sampaio Corrêa ganhou a Copa do Nordeste em 2018
Sampaio Corrêa ganhou a Copa do Nordeste em 2018 (Divulgação / Sampaio Corrêa )

SÃO LUÍS – O Sampai Corrêa terá sua estreia na temporada 2022 na Copa do Nordeste, já que teve sua primeira partida no Campeonato Maranhense, que seria diante do IAPE, adiada. E, por falar em Nordestão e Estadual, segundo levantamento do site Sr.Goool, apenas três clubes já conseguiram a dobradinha de vencer em um mesmo ano o seu Estadual e a competição regional. No seu único título da Copa do Nordeste, em 2018, a Bolívia Querida viu o rival Moto Club ganhar o Maranhense. Vindo de dois títulos seguidos no Estadual do Maranhão, o Sampaio Corrêa pode ganhar o tricampeonato e, quem sabe, quebrar esse “tabu regional”.

Segundo levantamento do Sr.Goool, apenas três campeões estaduais também faturaram o título do Nordestão na mesma temporada, desde que a competição regional voltou a ser disputada em 2013. O site aponta que somente o Sport, em 2014, ganhou a Copa do Nordeste e no mesmo ano faturou o Campeonato Pernambucano. Assim como o Santa Cruz fez história, dois anos depois, quando foi campeão pernambucano, e levou sua primeira taça na Copa do Nordeste, e o Fortaleza, em 2019, que ganhou o Cearense e o Nordestão na terceira e última dobradinha da região.

Campeão da última edição da Copa do Nordeste, o Bahia viu o modesto Atlético de Alagoinhas levar o Campeonato Baiano.

O Sampaio Corrêa estreia na Copa do Nordeste no sábado (22), às 17h45, na Arena da Fonte Nova, justamente contra o atual campeão, o Bahia.

Regulamento do Nordestão

O formato da Copa do Nordeste 2022 será novamente com duas chaves, com oito times cada. As equipes do grupo A duelam com as do grupo B. Após oito rodadas, os quatro melhores de cada chave avançam para a etapa seguinte. Quartas de final e semifinais são disputadas em jogo único e a final em ida e volta.

Grupos da competição

Grupo A - Fortaleza, Sport, CSA, Sampaio Corrêa, Campinense, Globo, Sergipe e Atlético de Alagoinhas

Grupo B - Ceará, Bahia, CRB, Náutico, Botafogo-PB, Altos, Floresta e Sousa


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.