Corrida

Veja dicas importantes que ajudam no desempenho durante a corrida

É importante saber respeitar os limites do corpo e não descuidar da hidratação.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
 Correr com roupas pesadas e sem tênis adequado pode trazer problemas à saúde. Prefira roupas leves e um calçado confortável. Foto: Raquel Soares.
Correr com roupas pesadas e sem tênis adequado pode trazer problemas à saúde. Prefira roupas leves e um calçado confortável. Foto: Raquel Soares.

SÃO LUÍS - A corrida já é o exercício preferido de muitos frequentadores da orla de São Luís e a Avenida Litorânea é um dos pontos mais procurados pelos adeptos da atividade. No próximo domingo (26) será realizada a 4ª edição da Corrida São Luís, evento promovido pela TV Mirante. Os benefícios da atividade são inúmeros, mas quem deseja sair do sedentarismo precisa estar atento.

“A corrida tem uma facilidade na prática e uma baixa complexidade. É perfeita para quem quer sair do sedentarismo. Ela melhora a capacidade respiratória e também queima muita gordura. Antes de começar, a pessoa precisa se conhecer, saber como está a saúde. É fundamental uma avaliação médica antes de iniciar qualquer esforço físico pois isso vai indicar se será preciso adotar algumas restrições”, afirma o educador físico Marcos Sarmento.

A busca pelos benefícios da prática de atividades físicas levou o carioca José Luiz Lima a voltar a correr após anos de sedentarismo. O taxista, que vive há dez anos na capital maranhense, afirma que já foi expert no esporte. “Eu corria cerca de 22 km na maratona do Rio, mas estou parado há dez anos. Voltei a fazer exercícios regularmente há duas semanas. Vivo uma profissão estressante e a atividade me ajuda a relaxar e a perder peso”, conta.

Ainda de acordo com o educador Marcos Sarmento, é necessário respeitar os limites do corpo. “Os obesos, idosos, cardiopatas e quem leva uma vida muito sedentária precisam de um acompanhamento mais de perto. A corrida faz bem para essas pessoas, desde que seja acompanhada por um profissional”, ressalta.

[e-s001]

Veja algumas dicas importantes:

Antes de correr é fundamental realizar um bom alongamento, já que os músculos do corpo tendem a se encurtar e diminuir de tamanho. Com o alongamento adequado, a musculatura volta ao tamanho normal, prevenindo o corpo de algumas lesões e dando amplitude aos movimentos. Após a atividade, é importante relaxar a musculatura para evitar dores e desconforto no dia seguinte.

O tênis precisa ter uma pisada neutra. Ele deve ser confortável, mas não precisa ter muito amortecimento pois isso vai gerar instabilidade. Também não pode ser duro já que precisa dar movimento natural ao pé. Na dúvida, procure ajuda de um fisioterapeuta.

A camiseta mais indicada é da de microfibra, que evita o superaquecimento do corpo. Já o short pode ser de tactel, que não limita os movimentos.

A hidratação é fundamental. Ingerir de 100 a 200 ml de água a cada 20 minutos é o recomendando.

Para corrida realizada em horários de maior incidência solar, é indispensável usar protetor contra raios UVA e UVB, além de boné e óculos.

A Corrida São Luís terá percursos de 5 km e 10 km. O público será limitado a até 1.500 pessoas. As inscrições serão efetivadas após o pagamento da taxa de inscrição, via boleto, no valor de R$ 60,00.

 A corrida é uma ótima alternativa para quem deseja sair do sedentarismo. Foto: Raquel Soares.
A corrida é uma ótima alternativa para quem deseja sair do sedentarismo. Foto: Raquel Soares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.