atletismo

Alunos da rede municipal participam do “Atleta na Escola”

Atletas de 11 unidades de ensino participaram das competições de atletismo em São Luís.

Imirante Esporte*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - Um total de 22 Unidades de Educação Básica está participando do “Atleta na Escola: Programa de Formação Esportiva Escolar”, de iniciativa do Governo Federal e desenvolvido, também, na capital maranhense. Durante a tarde desta sexta-feira (7), na Pista de Atletismo do Castelinho, alunos de 11 unidades de ensino participaram de competições de atletismo para classificar os alunos-atletas com melhores desempenhos para a fase municipal do programa de iniciativa do Ministério da Educação (MEC).

“Integrar esporte e educação permite o desenvolvimento global dos alunos, pois possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades diversas daquelas trabalhadas em sala de aula. O esporte também desperta a criança para questões como sociabilidade, ética, disciplina e persistência, contribuindo, assim, para uma Educação mais cidadã dos alunos”, destacou o secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe.

Os alunos da rede municipal de ensino estão participando de competições nas sedes das escolas e na pista de atletismo do Castelinho. As provas são de velocidade, resistência e salto em distância e acontecem nos turnos matutino e vespertino.

Para a fase municipal serão classificados os três melhores alunos-atletas escolares por faixa etária, gênero e prova. Após a fase municipal, há ainda a estadual e a nacional, sendo esta última realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nos meses de setembro e novembro – a depender da categoria.

Programa

O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, o “Atleta na Escola: Programa de Formação Esportiva Escolar” surgiu com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.

O Governo Federal, em parceria com os estados, Distrito Federal e municípios, com o intuito de alcançar os objetivos expostos lançou o Programa composto por duas ações: competições que identificam talentos na modalidade de atletismo e acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.

*Com informações da prefeitura de São Luís

Para ler mais notícias do Imirante Esporte, clique em imirante.com/esporte. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.