Eliminatórias da copa

Portugal derrota Bósnia e vai à África do Sul

Com autoridade, comandados de Carlos Queiroz têm ótima atuação na casa do adversário e se classificam sem grandes sustos

GloboEsporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

BÓSNIA - A seleção portuguesa não sentiu nem um pouco o desfalque do craque Cristiano Ronaldo. Com autoridade, derrotou a Bósnia por 1 a 0, fora de casa - gol de Raúl Meireles -, e se garantiu na Copa de 2010. Os lusitanos, que já haviam vencido a partida de ida da repescagem europeia para o torneio por 1 a 0 no último sábado, chegam ao seu quinto Mundial (disputaram anteriormente as edições de 1966, 1986, 2002 e 2006).

A classificação teve um sabor especial para o técnico Carlos Queiroz. Ele era o comandante de Portugal nas eliminatórias para Copa do Mundo de 1994. Na época, a equipe da Terrinha perdeu a chance de ir aos EUA ao ser derrotada pela Itália por 1 a 0 em jogo válido pela última rodada do Grupo 1.

Portugal surpreende

Apoiada pela torcida que lotou o Bilino Pojge, na cidade de Zenica, a Bósnia começou tentando dominar as ações, mas sem pressionar de maneira tão forte como era de se esperar. Os portugueses, atuando com três homens mais adiantados (Liedson, Nani e Simão), marcavam bem a saída de bola da seleção da antiga Iugoslávia.

Tanto que a primeira boa oportunidade criada na partida foi da Terrinha. Tiago, que atuou no lugar de Deco - que começou no banco de reservas devido a dores musculares -, cabeceou nas mãos de Hasagic após cobrança de escanteio de Simão.

Sem contar com Misimovic, cérebro da equipe, machucado, a Bósnia dependia da sua dupla de ataque formada por Ibisevic e Dzeko. No meio de campo, Pjanic, jovem atleta do Lyon, tentava criar lances para os dois homens de frente, mas esbarrava na forte marcação do zagueiro Pepe, que, mais uma vez, atuou improvisado como volante.

Melhor na partida, Portugal por muito pouco não abriu o placar aos 25 minutos. Após receber passe açucarado de Tiago, Raúl Meireles, cara a cara com o goleiro, desperdiçou uma chance clara.

Aos 34, Ibisevic criou a melhor chance dos anfitriões na etapa inicial. O jogador do Hoffenheim, em jogada individual, acertou forte chute de fora da área, tirando tinta da trave de Eduardo.

Nani quase marca no início da segunda etapa

Assim como no primeiro tempo, Portugal suportou a pressão bósnia de maneira relativamente tranquila, e por pouco não abriu o placar logo aos três minutos. Nani, sozinho na pequena área, chutou, mas Hasagic tirou com os pés.

Mas, aos 10, Raúl Meireles pagou com juros a chance desperdiçada na etapa inicial. Após receber de Nani, que ganhou no “pé de ferro” de um defensor adversário, o meia, sozinho na área, colocou no canto direito e fez 1 a 0 para Portugal.

No decorrer da partida, os “gajos” se aproveitaram do desespero da Bósnia, que precisava fazer três gols para ter o gostinho de disputar uma Copa do Mundo como país independente e teve boas chances de aumentar a vantagem com Raúl Meireles e o luso-brasileiro Liedson.

Bandeirinha leva pedrada

Aos 30, nervoso, Salihovic foi expulso após discutir com o árbitro Roberto Rossetti. Revoltada, a torcida bósnia começou a atirar pedras no gramado e acabou acertando o assistente Paolo Calgano.

Com um jogador a mais, Portugal não teve mais problemas para segurar o marcador e fez a festa no esburacado gramado do estádio Bilino Pojge.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.