Futebol

Nos pênaltis, Manchester conquista primeiro título do ano

Globoesporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h21

LONDRES - O Manchester United conquistou neste domingo seu primeiro título em 2009. Nos pênaltis, com cobrança final de Anderson, os Diabos Vermelhos venceram o Tottenham por 4 a 1 em Wembley, após empate de 0 a 0, e faturou a Copa da Liga Inglesa pela terceira vez na história.

Foster defendeu o pênalti de O'Hara e contou ainda com a ajuda de Bentley, que cobrou para fora. Giggs, Tevez, Cristiano Ronaldo e Anderson marcaram para o Manchester na decisão.

Os goleiros Gomes, da equipe londrina, e Foster, do atual campeão mundial, foram os destaques durante os 120 minutos de tempo normal e prorrogação. O brasileiro fez defesas importantes na primeira etapa da partida. Por outro lado, o camisa 12 do Manchester brilhou também e parou o ataque dos Spurs.

Envolvido na disputa de outros três títulos (Copa da Inglaterra, Campeonato Inglês e Liga dos Campeões), Alex Ferguson deixou jogadores importantes do Manchester fora até do banco, como Rooney e Berbatov. Para o Tottenham, campeão da Copa da Liga no ano passado, o jogo era a chance do único troféu na temporada e o técnico Harry Redknapp apostou na força máxima. O lateral-esquerdo Gilberto, brigado com o treinador, não foi relacionado.

Os Diabos Vermelhos lideram a Premier League com 62 pontos, sete a mais que Chelsea e Liverpool e estão nas oitavas-de-final da Champions em duelo com o Inter de Milão. Na FA Cup, o time enfrentará o Fulham no próximo sábado. Os Spurs, que sob o comando de Juande Ramos (atualmente no Real Madrid) brigavam contra o rebaixamento no Inglês, agora ocupam a 14ª colocação com 28 pontos.

120 minutos sem gols

Aos cinco minutos, Cristiano Ronaldo teve a primeira chance. O português cobrou falta de longe, mas a bola passou por cima do gol de Gomes.Um minuto depois, o goleiro brasileiro salvou o Tottenham: Tevez ajeitou na área para o português, que bateu e o ex-cruzeirense pegou no meio do gol.

Aos 12, Gibson arriscou de longe e a bola saiu rente ao travessão dos Spurs. Gomes voltou a salvar o time londrino aos 15: após bela jogada, Nani chutou rasteiro e o goleiro pegou no cantinho direito. O brasileiro levou outro susto aos 23, quando Ferdinand bateu por cima, perto da baliza.

A primeira oportunidade do Tottenham só saiu aos 28, com Bent, que obrigou o goleiro Foster a defender com dificuldade, em dois tempos. Os Spurs passaram a equilibrar a partida e voltaram para o segundo tempo jogando de igual para igual com o Manchester.

Após o intervalo, o técnico Alex Ferguson colocou Anderson, que voltava de contusão, no lugar de Welbeck, aos 11. Pavlyuchenko, aos 14, ficou cara a cara com Foster, mas isolou. Um minuto depois, Tevez teve a chance de se consagrar: depois de chute de Evans, o argentino tocou de letra e a bola passou muito perto da trave.

A resposta dos Spurs veio aos 25: Modric tocou pela direita para Lennon, que chutou cruzado com força e Evans fez uma defesa milagrosa, evitando o pior para o Manchester.

A grande chance dos Diabos Vermelhos saiu aos 47: Cristiano Ronaldo arrancou pela direita, cortou para o meio e acertou um chute forte na trave esquerda de Gomes.

O Manchester foi melhor na prorrogação. Ferguson tirou Gibson e colocou o experiente Giggs em campo. A melhor oportunidade foi de Tevez, aos 15: Evra cruzou, Tevez tocou de cabeça e a bola passou com perigo à esquerda de Gomes. No segundo tempo extra, o ex-corintiano arriscou de fora da área e mandou por cima. Aos 25, Foster salvou o campeão mundial ao pegar um chute de Bent, dentro da pequena área.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.