esportes de aventura

Maranhense fala de sua participação no X Terra Brazil Tour 2013

Ele é o primeiro atleta do MA a participar da maior competição de esportes outdoor do planeta.

Fernando Oliveira/Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÍS – Um poliatleta. Assim pode ser definido o perfil de ítalo Maciel Gomes. Conhecido como Ítalo Paparazzi, em função de sua paixão pela fotografia, o atleta vai representar o Maranhão no X Terra Brazil Tour 2013. O evento é a maior maratona de esportes outdoor do planeta, que envolve corridas em trilhas não convencionais, como montanhas, mata fechada, rios, dentre outros.

Antes de embarcar para Natal (RN), onde acontece a primeira etapa nacional do torneio, Ítalo concedeu uma entrevista ao Imirante Esporte. Ele falou um pouco sobre sua paixão pelos esportes de aventura e de como chegou ás competições nacionais e ao X Terra.

 Ítalo Gomes falou sobre sua história com os esportes de aventura e sua participação no X Terra Brazil Tour 2013. (Foto:Fernando Oliveira/Imirante Esporte)
Ítalo Gomes falou sobre sua história com os esportes de aventura e sua participação no X Terra Brazil Tour 2013. (Foto:Fernando Oliveira/Imirante Esporte)

História com os esportes de aventura

Ítalo Maciel começou, na adolescência, o contato com o atletismo. Apesar de, normalmente a maior parte dos jovens brasileiros ter interesse por futebol ou outros esportes de grupo, o poliatleta preferiu seguir outro caminho. “Aos 17 anos eu tive meu primeiro contato com os esportes de aventura. Nunca gostei muito de esportes tradicionais. Pedi ao meu pai uma bicicleta e ele me deu e, logo depois, pedi pra ele uma moto e ele me deu uma moto de trilha”, revelou o super atleta.

Depois desse contato com motos e bicicletas, Ítalo teve uma experiência com o jipe, mas acabou voltando para o mountain bike. E, não muito depois, ele se interessou pelos esportes de força, se envolvendo com as corridas. “Entrei para um grupo chamado Corpus, há 9 anos atrás. O grupo existe há 30 anos e foi lá que aprendi a correr”, lembrou.

Mas quem pensa que o contato com novos esportes parou por aí, engana-se. Ítalo faz parte de grupo de paraquedistas. “Faço de um grupo chamado Ilha Jump. Temos 5 anos de atividades, somos 12 paraquedistas e nos reunimos constantemente para a prática do esporte”, acrescentou Ítalo.

Competições nacionais

Todo esse esforço pelo esporte trouxe, ao atleta, o interesse em superar limites. A partir do contato com vários esportes de resistência, uma das ideias foi a de participar da tradicional Corrida de São Silvestre. “Em 2007, eu decidi participar da Corrida de São Silvestre, faltando 38 dias para a maratona. Daí eu perguntei ao treinador do grupo Amigos do Parque do Bom menino se eu poderia participar da corrida. De lá para cá não perdi nenhuma edição”, relembra o poliatleta. Na última edição, ele ficou em 88º lugar, na categoria geral.

Além da São Silvestre, ele, também, participou da Copa Brasil de Triathlon. Também competiu na Copa Brasil de Mountain Bike em 2012.

Ítalo ressaltou a dificuldade que um atleta maranhense tem ao participar de eventos esportivos. “Competir nacionalmente é algo muito caro. Temos muita dificuldade em atrair patrocínios e colaboradores. Muitas vezes, você tem que tirar do próprio bolso”, enfatizou. Para ele, ainda não existe uma cultura muito forte da prática no Estado. “Há mais de 17 anos, eu luto para que esse tipo de prática esportiva avance. Muitas vezes, o próprio poder público, ao receber um projeto nosso, não dá o devido valor. Já tive até um projeto barrado. Fiquei muito triste com isso”, revelou o desportista.

Apesar disso, ele disse que já existe um grupo de atletas do Estado começando a trilhar o mesmo caminho. “Já temos alguns maranhenses adeptos dos esportes de aventura. Fazemos parte de um grupo de mountain bike que faz trilhas noturnas todas as quartas-feiras na zona rural da ilha de São Luís”, exemplificou.

 Ítalo Maciel Gomes treina o ano inteiro para participar de competições esportivas nacionais. (Foto:Divulgação)
Ítalo Maciel Gomes treina o ano inteiro para participar de competições esportivas nacionais. (Foto:Divulgação)

X Terra Brazil Tour 2013

Neste sábado (16) tem início a primeira etapa do X Terra Brazil Tour 2013. A competição abrange 3 modalidades de esportes de aventura: O Triathlon cross country Country, prática que envolve, geralmente, corrida (5 km), ciclismo e natação (600 metros); O Endurace, com percurso entre 50 e 80 km, geralmente, praticado em terrenos arenosos e subidas montanhosas, que testa a capacidade de resistência à fadiga; e o night run trail, que é uma corrida noturna com percurso entre 9 e 21 km, passando por áreas selva, lama, mata fechada e travessia de rios.

A competição esse ano tem 10 etapas, uma a mais que a edição de 2012. A etapa de Natal (RN) é a primeira delas. Ítalo vai participar de, pelo menos, 5 edições, sendo três nacionais e duas internacionais. Ele afirmou que, desde 2012, começou a acompanhar o X Terra, e, ainda, se preparou para a última etapa da competição, que acontece na praia de Aquiraz (CE). “Ainda tentei me organizar para ir, mas acabei não participando, por falta de recurso. Mas coloquei na minha cabeça que, em 2013, eu iria participar de, pelo menos, uma etapa”, relatou.

O que deveria ser apenas uma participação, acabou se transformando em 5 etapas. “Conversando com meu treinador e com as pessoas que colaboram, acabei fechando 5 etapas, sendo três nacionais e duas internacionais”, afirmou. Dentre essas etapas, as nacionais valem como pontuação para o ranking do torneio e as etapas internacionais são uma preparação para as edições estrangeiras. “Quem tiver bons desempenhos, poderá ir com tudo pago para participar do X Terra na Itália”, revelou Ítalo.

A ideia, também, é, além de competir, atrair etapas da competição em 2014 para a capital maranhense. “Minha ida ao X Terra tem como objetivo atrair investidores para conseguirmos uma etapa da competição para o nosso Estado no próximo ano”, disse o atleta. O desafio de Ítalo é grande, pois, segundo ele, há, no mínimo, 208 atletas inscritos em sua categoria. "Quero chegar, pelo menos, entre os 20 primeiros", disse, otimista, o atleta.

Ele se sente orgulhoso ao falar da importância de representar, pela primeira vez, o Maranhão em uma competição tão importante. "Pra mim é uma honra levar o nome do meu Estado a esse evento. Até as cores da minha equipagem são da bandeira do Maranhão. Quero levar, também, o nome da minha capital", ressaltou.

Além desse desafio, o atleta pretende fazer uma ousada homenagem ao falecido pai. “Eu pretendo fazer uma corrida de 217 km entre São Luís e minha fazenda, em Chapadinha. É um presente que faço, postumamente, ao meu pai”, concluiu.

Confira as etapas que serão disputadas por Ítalo Maciel Gomes:

16/ 03/ 2013 – X Terra Camp Natal – Natal/RN - Etapa Nacional

13 e 14/ 04/ 2013 – X Terra Camp Adventure - Teresópolis/RJ - Etapa Nacional

20 e 21/ 07/ 2013 – X Terra Brazil – Ilha Bela/SP - Etapa Internacional

28 e 29/ 09/ 2013 – X Terra Estrada Real - Tiradentes/MG - Etapa Internacional

28 e 29/ 09/ 2013 – X Terra Ceará - Aquiraz/CE - Etapa Nacional

Para ler mais notícias do Imirante Esporte, clique em imirante.com/esporte. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.