Xadrez

O enxadrista Rafael Leitão faz palestra em escola de São Luís

Encontro do campeão mundial de xadrez com os jovens estudantes aconteceu terça-feira.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h26

SÃO LUÍS - A convite da Coordenação de Esportes e Qualidade de Vida do Centro de Ensino Upaon-Açu, o enxadrista profissional maranhense Rafael Duailibe Leitão falou sobre sua carreira para alunos do ensino fundamental da escola. O evento contou ainda com a exibição do documentário em curta-metragem "O Improvável", dirigido por Nicolau Leitão.

"É uma honra poder oferecer aos nossos alunos um momento como esse com a presença do maior ídolo local na modalidade, atual líder do ranking brasileiro. Rafael certamente é um modelo não apenas para os amantes do esporte, mas para toda a sociedade maranhense", comentou o coordenador de esportes do Upaon-Açu, professor Eduardo Balluz.

Além de relatar os primeiros lances no tabuleiro e os caminhos que o levaram à profissionalização, Rafael falou sobre os inegáveis benefícios pedagógicos da prática enxadrística, comprovados cientificamente. "Fico feliz em saber que sou entendido, de alguma forma, como uma referência, e que alguns dos alunos presentes podem se motivar a estudar o jogo mais profundamente. Afinal, sei o quanto isso pode ser benéfico para eles, mesmo para os que praticarem apenas como lazer", declarou.

Rafael retornou a Americana-SP, onde reside desde 1995, para se preparar para o Campeonato Iberoamericano, em abril, no Equador, e voltar à rotina de treinador, função em que vem se dedicando fortemente nos últimos anos.

Programação

O congresso técnico e abertura da disputa estão marcados para o dia 3 de março, às 13h. O local será a sede da Associação de Moradores do Conjunto Planalto. Serão premiados até o 5º colocado de cada categoria. A arbitragem será de Ulisses Rodrigues. Os participantes deverão apresentar jogo de peças e relógio.

AMCP e CXSL promoverão torneio de xadrez escolar

A Associação de Moradores do Conjunto Planalto (AMCP) e o Clube de Xadrez de São Luiz (CXSL) realizarão no dia 3 de março o I Grand Prix de Xadrez Escolar com a participação da nova geração de enxadristas. A competição está despertando grande interesse e promete uma disputa de alto nível técnico dentro do nível de conhecimento dos atletas participantes.

Para o professor Ulisses Rodrigues, um dos organizadores, o evento não tem sentido competitivo e, sim, o objetivo de descobrir e revelar novos enxadristas em São Luís. As unidades escolares que já confirmaram presença em resposta ao convite recebido foram: Batista DLT, Bom Pastor, C.E. Dom Orione, COC, Colégio Educator, Colégio Militar 2 de Julho, Colégio Militar Tiradentes, Divina Pastora, Dom Bosco SLZ, Upaon-Açu e Vinícius de Moraes. As categorias são: Sub-10, Sub-12, Sub-14, 15 a 18 anos.

O sistema de disputa será o Suíço em cinco rodadas, com tempo de reflexão de 61 minutos para cada jogador executar todos os lances.

O tempo de espera para que seja decretada a derrota por W.O será de 50% do tempo alocado para cada jogador. Dependendo do número de participantes, a organização poderá juntar categorias em um mesmo emparceiramento, mas a premiação seguirá por categoria. Os critérios de desempate: número de vitórias, milésimos totais e milésimos medianos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.