Schumacher vence nos EUA e fica bem perto do hexa

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h14

INDIANÁPOLIS, EUA - Por pouco, Michel Schumacher não conquistou neste domingo o hexacampeonato da F-1. O alemão venceu o GP dos Estados Unidos, em Indianápolis, e ficou bem perto do título. Para superar o número de conquistas do argentino Juan Manuel Fangio e ser o primeiro da história a ser seis vezes campeão da categoria, o piloto da Ferrari só precisa de um oitavo lugar na prova decisiva do dia 12 de outubro, no Japão, ou que o finlandês Kimi Raikkonen, único que ainda tem chance de batê-lo, não seja o vencedor.

O piloto da McLaren terminou em segundo lugar e chegou a 83 pontos no Mundial, nove a menos que o pentacampeão. Para ficar com o título, Raikkonen terá de vencer o GP em Suzuka e torcer para que seu rival não marque pontos.

O colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams, terminou em sexto lugar e não tem mais chances de título, pois soma 81 pontos. Em terceiro ficou o alemão Heinz-Harald Frentzen, da Sauber, seguido pelo italiano Jarno Trulli, da Renault.

O brasileiro Rubens Barrichello, da Ferrari, foi tocado por Montoya na terceira volta e abandonou. Já Cristiano da Matta terminou na nona posição.

Montoya faz feio, tira Barrichello efica fora da briga

Rubinho e Montoya largaram mal e perderam cada um três posições, caindo para quarto e sétimo lugares respectivamente. O pole Raikkonen manteve o posto seguido do francês Olivier Panis, da Toyota. Michael Schumacher foi bem e subiu da sétima para a quarta colocação, atrás do seu irmão Ralf, da Williams.

Na terceira volta, Montoya tocou em Rubinho e o brasileiro foi parar na brita, abandonando a prova em seguida. O colombiano começou a ficar fora da briga pela vitória pois ocorreu um problema com a bomba de combustível em seu primeiro pit stop e a parada durou 15s6. Em seguida, pela batida em Rubinho, tomou uma punição de uma passagem pelos boxes. Para completar, começou a chover e ele só pôde trocar os pneus na volta seguinte após cumprir a pena.

Como os principais pilotos já tinham trocado os pneus, quem pulou na frente quando a chuva começou foi Jenson Button, seguido por Heinz-Harald Frentzen, dois que ainda não tinham ido aos boxes. Já equipado para a pista molhada, Schumacher começou a se recuperar e passou Raikkonen na 28ª volta, pulando para terceiro, e ganhou a posição da Frentzen na 33ª e assumiu o primeiro lugar na 36ª.

Este panorama decidia o campeonato a favor do alemão. Mas Raikkonen passou a acelerar e alcançou a terceira colocação na 46ª passagem e a segunda na 51ª. Ele não ameaçou Schumacher nas 22 voltas restantes, mas conseguiu levar a decisão para a última prova do ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.