Natação

Mesmo sozinho, maranhense disputará etapa da Copa do Mundo

Sem treinador, Frederico Castro está confirmado na etapa de Dubai este mês.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02
 Frederico Castro disputará etapa da Copa do Mundo em Dubai. (Foto: Divulgação.)
Frederico Castro disputará etapa da Copa do Mundo em Dubai. (Foto: Divulgação.)

SÃO LUÍS – Destino: Dubai. Objetivo: voltar a figurar entre os principais nadadores do país. Possível? Somente a Copa do Mundo de Dubai, nos dias 17 e 18 deste mês, poderá responder a tal questionamento sobre o maranhense Frederico Castro, que voltará a estar lado a lado, na piscina, com os melhores atletas do mundo.

Atleta do MAC/Nina e treinando sem técnico na piscina da Duvel, em São Luís, Frederico quer provar que ainda é possível nadar de igual para igual com os principais nomes da natação mundial e para conseguir um lugar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Questionado pelo Imirante Esporte sobre o que é possível esperar a respeito do seu desempenho em Dubai, o nadador maranhense mostrou cautela. Estar na final já seria um bom resultado.

“A Copa do Mundo vai ser uma grande chance de por em prática tudo que foi treinado e espero estar entre os melhores classificados na minha especialidade que é a prova dos 200m nado borboleta, onde o campeão olímpico em 2012 vai estar presente, o Chad le Clos, o atual recordista do NCAA (competição nacional entre as melhores universidades americanas) Tom Shields, o ex-recordista mundial, Nicolay Skvortzov, entre outros. Então, vai ser uma competição de um altíssimo nível técnico e eu espero chegar competitivo na final que reúne apenas os oito melhores tempos das eliminatórias na competição”, declarou.

 Em 2010, Frederico Castro foi ouro na etapa da Copa do Mundo em Berlim. (Foto: Divulgação.)
Em 2010, Frederico Castro foi ouro na etapa da Copa do Mundo em Berlim. (Foto: Divulgação.)

A Copa do Mundo de Natação é uma competição conhecida por Frederico Castro. Já participou de sete e conquistou três medalhas, sendo uma de ouro e duas de prata. No entanto, a etapa de Dubai terá um ingrediente diferente, já que o atleta treina sozinho.

“Venho treinando em São Luís, na piscina da Duvel, onde tenho uma excelente estrutura com duas piscinas, sendo uma olímpica (50 metros) e outra semiolímpica (25 metros). Montei minha planilha de treinamento onde busquei nos meus arquivos os treinos que fiz quando treinei nos Estados Unidos, São Paulo, Rio de Janeiro, França e Alemanha e venho cumprindo tudo conforme planejado mesmo treinando sozinho. O tempo do relógio na beira da piscina é meu principal adversário diariamente e venho superando minhas expectativas”, finalizou.

O retrospecto de Frederico Castro em etapas da Copa do Mundo de Natação é muito bom. Em 2009, ele conquistou a prata na etapa de Berlim derrotando o norte-americano Michael Phelps. No ano seguinte, em 2010, foi prata em Pequim e ouro em Berlim. Todas as conquistas na prova dos 200m borboleta.

Frederico Castro tem o patrocínio da Duvel, Essencial Suplementos, Centro Elétrico e Giroteca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.