Tênis

Federer bate Youznhy e conquista 1º título do ano

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

Na manhã deste domingo, quem acompanhou a decisão do ATP 250 de Halle, na Alemanha, pode ter achado que estava prestes a ver uma grande zebra. No entanto, após perder o primeiro set, Roger Federer se recuperou e venceu o duelo contra o russo Mikhail Youzhny por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5-7), 6/3 e 6/4, após 2h03.

A vitória do russo era considerada improvável pelo retrospecto de duelo entre os dois. Em 14 jogos realizados, o suíço havia ganhado todos. O número fica ainda mais surpreendente ser for analisado com mais detalhes. O primeiro set do confronto deste domingo foi apenas o quarto vencido por Youzhny em 38 disputados.

Com o triunfo, Federer conquistou seu primeiro título no ano e pôs fim a um jejum de dez meses sem levar um troféu. O último torneio vencido por ele havia sido o Masters 1000 de Cincinnati, em agosto de 2012. De lá para cá, o máximo conquistado foi três vice-campeonatos.

O jogo - No duelo, o número 3 do mundo mostrou eficiência no saque, principalmente nas últimas parciais, para sair com a vitória. A partida poderia ter tomado outro rumo se, no início, o suíço confirmasse a quebra logo no primeiro ponto. Depois de Federer abrir 40/0, o adversário reagiu e garantiu o serviço. A partir daí, o recordista de títulos em grama (14) teve dois break-points, contra um do russo, mas nenhum aproveitou as oportunidades.

Após ser vencido no tie-break, o ex-melhor do mundo precisava correr atrás do prejuízo. Depois de marcar o primeiro ponto de zero no segundo set, o tenista foi para cima e conseguiu uma quebra importante no oitavo game para ficar próximo do empate.

Na parcial decisiva, marcada por pontos poucos disputados, nenhum dos dois sofreu grandes ameças em seus serviços, até que, no sétimo ponto, Federer caprichou na devolução e ficou à frente no placar, administrando a vantagem até o final para garantir o primeiro título da temporada.

Para ler mais notícias do Imirante Esporte, clique em imirante.com/esporte. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.