Liga de Basquete Feminino

Virgil Lopez é confirmado como técnico do Sampaio Basquete na temporada 2021 da LBF

Francês comandará pela terceira vez a Bolívia Querida, onde tem 70,3% de aproveitamento.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Treinador francês Virgil Lopez será o treinador do Sampaio Basquete em 2021.
Treinador francês Virgil Lopez será o treinador do Sampaio Basquete em 2021. (Gustavo Arruda / Imirante Esporte)

SÃO LUÍS - Último time campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sampaio Basquete anunciou, nesta sexta-feira (15), que o técnico francês Virgil Lopez comandará a equipe na temporada 2021 da competição nacional. Lopez, de 43 anos, fará a sua quarta passagem pela Bolívia Querida, sendo a terceira como treinador principal da equipe, onde tem um histórico de 19 vitórias em 27 jogos e 70,3% de aproveitamento.

"Estou muito feliz de ter novamente a oportunidade de representar o Sampaio Basquete. Já são muitos anos que trabalhamos juntos, com uma boa parceria. Agradeço a confiança dos dirigentes. Com certeza, vamos trabalhar muito duro para fazermos uma boa temporada e alcançarmos nossos objetivos", afirmou Virgil Lopez, em entrevista ao site oficial da LBF.

Primeiro treinador europeu da história da LBF, Virgil Lopez conquistou quatro títulos da competição nacional como auxiliar-técnico, com destaque para a participação no primeiro título do Sampaio Basquete na Liga, em 2015/2016, integrando a comissão técnica chefiada por Lisdeivi Pompa. Depois disso, Virgil foi contratado como técnico principal do Sampaio em 2018: contando com a armadora norte-americana Briahanna Jackson, a ala Tati Pacheco e a pivô chilena Ziomara Morrison, o Tricolor foi vice-campeão nacional após ser derrotado pelo Vera Cruz Campinas em uma final de cinco jogos.

Em 2020, Virgil Lopez foi contratado para comandar o Sampaio Basquete no lugar do treinador argentino Cristian Santander, que levou o Tubarão ao bicampeonato da LBF na temporada de 2019. O francês, entretanto, comandou o Sampaio em apenas uma partida, com vitória por 76 a 46 sobre o SESI Araraquara, no Ginásio Costa Rodrigues: depois desse duelo, a competição foi cancelada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Nas próximas semanas, o Sampaio Basquete deve confirmar os primeiros reforços para a temporada 2021 da Liga de Basquete Feminino, que, por sua vez, também confirmará o número de participantes e anunciará o regulamento da competição em breve.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.