Liga de Basquete Feminino

Em estreia na LBF, Sampaio Corrêa perde para o Santo André

O Tricolor busca o bicampeonato no maior torneio de basquete feminino do país.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
O Sampaio Corrêa foi derrotado pelo Santo André no Ginásio Pedro Dell''Antonia.
O Sampaio Corrêa foi derrotado pelo Santo André no Ginásio Pedro Dell''Antonia. (Divulgação / LBF)

SANTO ANDRÉ - Atual campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sampaio Corrêa iniciou, na noite desta segunda-feira (19), no Ginásio Pedro Dell’Antonia, a caminhada em busca do troféu da temporada 2016/2017. Em sua primeira competição sem Iziane, que se aposentou depois do título em 2015/2016 e da disputa dos Jogos Olímpicos, a Bolívia Querida tentou surpreender o Santo André fora de casa, mas não fez uma boa atuação nos dois primeiros períodos e perdeu por 66 a 59.

Remanescente do time campeão na última LBF, a ala Palmira Marçal foi a principal atleta do Sampaio Corrêa na estreia da competição, com 16 pontos, quatro rebotes e quatro assistências. A ala Patty e a pivô Letícia Rodrigues também tiveram um bom desempenho, com 11 pontos cada. Pelo Santo André, destaque para os 16 pontos de Sassá e para o duplo-duplo de Silvinha, que fez 10 pontos e pegou 10 rebotes.

Com a vitória na estreia, o Santo André divide a liderança da Liga de Basquete Feminino com o Corinthians/Americana, mas o Timão está na frente por ter uma partida a mais. O Sampaio Corrêa, por sua vez, está na última posição da competição nacional, ao lado de Presidente Venceslau, que foi derrotado em seus dois primeiros compromissos na LBF. Santo André e Sampaio voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (21), às 20h (de Brasília), no Pedro Dell’Antonia.

O jogo

O Santo André chegou ao triunfo ao vencer três dos quatro quartos do jogo. No primeiro, as donas da casa contaram com dez pontos de Sassá para vencerem por 21 a 16. No segundo, a pontuação foi mais dividida entre as atletas, mas a equipe paulista manteve a intensidade no ataque e levou a parcial por 20 a 13, indo para o intervalo com 12 pontos de vantagem (41 a 29).

As donas da casa voltaram com um ritmo mais leve para o terceiro quarto e não conseguiram repetir o desempenho das parciais anteriores. O Sampaio Corrêa cresceu na partida e venceu por 19 a 10, diminuindo a diferença do adversário para apenas três pontos (51 a 48). O último período foi marcado pelo equilíbrio. As duas equipes saíram em busca da vitória e o jogo ganhou em emoção. No final, o Santo André sustentou uma vantagem de quatro pontos (15 a 11) e saiu de quadra com a vitória.

LBF 2016/2017

O formato de disputa da Liga de Basquete Feminino foi mantido para 2016/2017. Os seis times jogarão entre si quatro vezes, sendo duas vezes como mandante e outras duas como visitante, totalizando 20 partidas para cada time na fase de classificação. As quatro equipes de melhor campanha avançam para as semifinais, que serão disputadas em até três jogos. As finais, por sua vez, serão realizadas em até cinco jogos.

*Com informações da Gazeta Esportiva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.