Série B

Na "saideira" da Série B, Sampaio Corrêa perde para o Goiás

Com apenas 27 pontos, o Bolivão foi rebaixado e disputará a 3ª Divisão em 2017.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Em partida no Estádio Olímpico e válida pela última rodada da Série B, o Goiás bateu o Sampaio Corrêa.
Em partida no Estádio Olímpico e válida pela última rodada da Série B, o Goiás bateu o Sampaio Corrêa. (Rosiron Rodrigues / Goiás EC)

GOIÂNIA - Não é exagero falar que o Campeonato Brasileiro Série B de 2016 foi um verdadeiro pesadelo para torcida, elenco e diretoria do Sampaio Corrêa: afinal de contas, a Bolívia Querida sempre esteve entre as piores campanhas da competição nacional, foi rebaixada com três rodadas de antecedência e confirmou a última posição na penúltima rodada. A participação na Segundona, que todos querem esquecer, mas que ainda vai rondar a cabeça dos tricolores por algum tempo, foi encerrada na noite desta terça-feira (22), com mais uma derrota, desta vez para o Goiás, que bateu a equipe maranhense por 2 a 1, de virada, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico.

Leia mais

"O Sampaio Corrêa não merecia passar por isso", afirma Rodrigo Ramos

Assista aos gols da partida entre Goiás e Sampaio Corrêa

Confira como foi o minuto a minuto da partida em Goiânia

Sem muita motivação, já que evitou o rebaixamento com algumas rodadas de antecedência, o Goiás tentou pressionar o Sampaio Corrêa no primeiro tempo, mas não conseguiu abrir o placar e foi surpreendido aos 47 minutos, com o gol do promissor Fernandinho. Na etapa final, os goianos aproveitaram os erros da defesa tricolor e conseguiram a virada, com gols de Carlos Eduardo e Rezende.

Com a vitória no Estádio Olímpico, a 13ª nesta Série B, o Goiás chegou aos 50 pontos e subiu para a 13ª posição, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Paysandu, que recebe o Criciúma nesta sexta-feira (25), em Belém. O Sampaio Corrêa, que perdeu 21 dos 38 jogos que disputou na Segundona, se despede da competição nacional na última colocação, com 27 pontos.

Rebaixado para a Série C, onde enfrentará o rival Moto Club, o Sampaio Corrêa terá quatro competições para disputar em 2017: além da Terceira Divisão, o Bolivão lutará pelos títulos do Campeonato Maranhense, da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste. O Goiás, que permanece na Segundona na próxima temporada, também participará do Campeonato Goiano e da Copa do Brasil.

O jogo

Sem objetivos na última rodada da Série B, Goiás e Sampaio Corrêa iniciaram o jogo em ritmo lento no Estádio Olímpico. A primeira grande oportunidade da partida foi registrada pela equipe maranhense: aos oito minutos, Daniel Barros arriscou da entrada da área, e a bola passou perto do gol do Goiás. A resposta goiana veio com Walter, aos 13 minutos, em chute de longa distância que foi defendido em dois tempos por Rodrigo Ramos. Pouco depois, aos 17, o “Paredão Tricolor” voltaria a trabalhar em finalização de Liniker, também de longe.

Com dificuldades para encontrar espaços na defesa do Goiás, o Sampaio Corrêa continuou arriscando nas finalizações de fora da área. Aos 31 minutos, Guilherme Lucena tentou surpreender Renan, mas o chute saiu pela linha de fundo. O Goiás, por sua vez, construiu uma boa jogada aos 38, com Léo Gamalho recebendo a bola na grande área e finalizando com perigo. Quando o empate sem gols parecia certo no primeiro tempo, o Sampaio contou com a estrela de Fernandinho: após receber passe na entrada da área, o jovem atacante passou por dois marcadores e bateu na saída de Renan para abrir o placar.

Goiás consegue a virada no segundo tempo

Surpreendido pelo gol do Sampaio Corrêa no primeiro tempo, o Goiás voltou do intervalo disposto a buscar a virada, enquanto o time maranhense apostava nos contragolpes para confirmar a vitória. Logo aos dois minutos, Léo Gamalho recebeu cruzamento de Johnatan, ganhou a disputa com Mimica e cabeceou para fora. Os goianos voltaram a atacar pelo alto aos 17 minutos, desta vez com sucesso: Walter avançou pela direita, fez o lançamento para a grande área, e Carlos Eduardo subiu sozinho para deixar tudo igual no Olímpico.

Com o gol de empate do Goiás, o Sampaio Corrêa voltou ao ataque e o jogo ficou aberto. Guilherme Lucena, aos 22 minutos, chutou de longe e obrigou Renan a fazer grande defesa. Empurrado por poucos torcedores no Olímpico, o Goiás contou com um erro defensivo do Tricolor para virar o placar: aos 36 minutos, Rezende aproveitou a sobra de um escanteio e bateu firme, sem chances para Rodrigo Ramos. O Sampaio ainda teve a oportunidade do empate aos 47, com Wesley, em finalização que foi para fora.

FICHA TÉCNICA

GOIÁS: Renan; Johnatan, Artur, David Duarte e Mário Sérgio; Rezende, David (Carlos Eduardo), Léo Sena e Liniker (Jarlan); Léo Gamalho (Marcão) e Walter. T: Gilson Kleina

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos; Mimica (Wagner), Breno e Luiz Otávio; Guilherme Lucena, Tomas (Wesley), Eder Sciola, Daniel Barros, Felipe (Vinicius Barata) e Ruhan; Fernandinho. T: Vinícius Saldanha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.