Copa do Nordeste

Em casa, Sampaio vence Socorrense e segue com chances

Invicto no Nordestão, o Tubarão luta pela vaga nas quartas de final.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
  Foto: Heider Matos/Imirante.com.
Foto: Heider Matos/Imirante.com.

SÃO LUÍS – Embalado por três vitórias seguidas e com chances renovadas de classificação para as quartas de final da Copa do Nordeste, graças ao efeito suspensivo da punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Sampaio Corrêa confirmou o favoritismo e dominou o Socorrense, na noite desta terça-feira (10), pela quinta rodada da fase de grupos. As oportunidades desperdiçadas e um erro da defesa contribuíram para que o Tubarão assustasse a torcida no Estádio Castelão, mas o time maranhense venceu por 2 a 1 e segue vivo na ‘Lampions League’.

Depois de perder muitos gols na primeira etapa, sempre esbarrando no goleiro Emanuel, o Sampaio Corrêa voltou com tudo no segundo tempo e marcou duas vezes em 10 minutos, com Válber e Luiz Otávio. A equipe sergipana descontou aos 20 minutos, com Tiago Orobó, mas não foi o suficiente para atrapalhar os planos do Sampaio, que chegou mais perto de marcar o terceiro gol do que sofrer o empate.

Enquanto aguarda a definição do STJD, que sairá nesta quinta-feira (12), o Sampaio Corrêa comemora a liderança do grupo B, com 11 pontos em cinco partidas, enquanto o Socorrense confirmou a sua eliminação, já que não conseguiu nenhuma vitória e está com apenas dois pontos. Se perder os pontos no tribunal, o Bolivão cai para a vice-liderança, com cinco pontos.

Com ou sem os seis pontos, o Sampaio terá que torcer contra o Sport, que encara o Coruripe nesta quarta-feira (11), no Gérson Amaral. Com os pontos mantidos, uma derrota do Leão garante a classificação antecipada para as quartas de final; sem eles, o tropeço do time pernambucano mantém as chances de classificação.

Como não precisará entrar em campo na sexta rodada do Campeonato Maranhense, o Sampaio Corrêa terá uma semana de preparação até a decisão contra o Sport, pela última rodada da fase de grupos do Nordestão. A partida contra o Leão será disputada na próxima quarta-feira (18), na Ilha do Retiro. Sem chances de classificação na competição regional, o Socorrense volta a jogar neste domingo (15), quando enfrenta o Estanciano, em Nossa Senhora do Socorro, pelo Campeoanto Sergipano.

O jogo

Ciente do favoritismo do Sampaio Corrêa, o Socorrense optou por uma postura defensiva desde os primeiros minutos de jogo, tentando neutralizar os ataques do time maranhense e esperando a oportunidade de responder nos contra-ataques. Diante de um oponente fechado, o Sampaio buscava o gol em avanços pelas laterais e cobranças de bola parada. Em uma delas, aos 10 minutos, Mimica subiu mais que a defesa do Siri e quase abriu o placar. Pouco depois, o Socorrense teve a grande oportunidade de surpreender, mas Denisson não aproveitou o lançamento e chutou para fora, diante de Ruan.

Além do Socorrense, o Sampaio Corrêa teve que superar outro obstáculo no Castelão: a chuva. Com o gramado mais pesado, o time maranhense encontrou dificuldades para chegar ao campo de ataque. Os sergipanos, mais tranquilos, só voltariam a ser incomodados aos 25 minutos, em cobrança de falta de Raí, bem defendida por Emanuel.

 Emanuel impediu o gol do Sampaio Corrêa no primeiro tempo.  Foto: Heider Matos/Imirante.com.
Emanuel impediu o gol do Sampaio Corrêa no primeiro tempo. Foto: Heider Matos/Imirante.com.

Na reta final do primeiro tempo, o cenário do jogo mudou e o Sampaio passou a incomodar o Socorrense. Aos 38 minutos, Válber obrigou Emanuel a fazer grande defesa, enquanto Filipe Sertânia, na sobra, chutou para fora, perto da trave esquerda. No minuto seguinte, foi a vez de Edvânio arriscar de longe e quase abrir o placar. Robert e Filipe Sertânia tiveram novas oportunidades, aos 41 e 42 minutos, mas Emanuel fez boa defesa e contou com a sorte para manter o zero no placar.

Pressão, susto e vitória

Protagonista do Socorrense no primeiro tempo, Emanuel foi surpreendido com a blitz ofensiva do Sampaio Corrêa: logo aos 21 segundos da etapa final, Válber chutou de fora da área e finalmente furou o bloqueio do time sergipano, abrindo o placar no Castelão. O camisa 1 do Siri ainda salvou a finalização de Raí, aos oito minutos, mas não teve o que fazer quando Luiz Otávio, aos 10 minutos, aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou para as redes.

Em situação tranquila no confronto, o Sampaio foi surpreendido aos 20 minutos: após chutão do goleiro Emanuel, Luiz Otávio não afastou e Tiago Orobó, sozinho, esperou a saída de Ruan e descontou para o Socorrense. O Sampaio só responderia oito minutos depois, com Cleitinho, que aproveitou a boa jogada de Robert e chutou da entrada da área, mas Emanuel salvou.

Apesar de manter as esperanças no jogo com o gol, o Socorrense não se jogou ao ataque e manteve a tática da paciência, enquanto o Sampaio pressionava. Robert, aos 40 minutos, arriscou em cobrança de falta e acertou a trave. Cleitinho, aos 42, recebeu na área, mas bateu fraco e perdeu a chance de anotar o terceiro gol. Júnior Bahia, de falta, ainda tentou o empate pelo Socorrense, mas Ruan garantiu a vitória do Sampaio.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Ruan; Daniel Damião, Mimica, Luiz Otávio e Willian Simões; Edvânio, Curuca (Cleitinho), Filipe Sertânia (Gil Mineiro), Raí (Rogério) e Válber; Robert. T: Oliveira Canindé

SOCORRENSE: Emanuel; Jorginho (Iraildo), Cláudio Baiano, Tonhão e Capela; Dácio, Denisson (Ailton), Henrique (Joelton) e Juninho; Robson e Tiago Orobó. T: Emanuel Santos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.