Série B

No Independência, Sampaio é goleado pelo América-MG

Sem chances de acesso, o Tricolor foi presa fácil para a equipe mineira.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Divulgação / América Futebol Clube)

BELO HORIZONTE – Em um Campeonato Brasileiro Série B de altos e baixos, o Sampaio Corrêa encerrou a sua participação com um resultado melancólico. Fora da briga pela quarta e última vaga na Primeira Divisão em 2015, a Bolívia Querida não teve chances diante de um América Mineiro, que ainda lutava para subir, e acabou sendo derrotado por 4 a 0, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Foi a 11ª derrota do time maranhense na competição.

Apesar de não ter mais objetivos na rodada final da Segundona, o Sampaio fez um jogo equilibrado com o Coelho em parte do primeiro tempo, mas a situação mudou aos 18 minutos, com o gol de Willians. Depois disso, o América Mineiro dominou a partida e contou com uma atuação inspirada do experiente Mancini, que marcou duas vezes e praticamente decretou a vitória americana no Horto. Nos acréscimos do segundo tempo, Willians fechou o placar.

Mesmo com a vitória diante de sua torcida, o América Mineiro não garantiu a presença na elite do futebol brasileiro, já que dependia de tropeços de Boa Esporte, Avaí e Atlético-GO, o que acabou não acontecendo. O Sampaio Corrêa, por sua vez, encerrou o seu retorno à Série B na décima posição, com 53 pontos ganhos, 13 vitórias, 14 empates, 11 derrotas e um aproveitamento de 46,5%.

Sem conquistar o acesso, o Sampaio Corrêa terá pouco mais de um mês sem atividades e volta aos gramados em janeiro de 2015, para a disputa da Supercopa Maranhão, que contará com Ceará, Fortaleza e Moto Club. Depois disso, a Bolívia Querida terá mais três competições para disputar: o Campeonato Maranhense, a Copa do Nordeste e o retorno à Série B, que seguirá com 20 times e 38 rodadas a disputar.

O jogo

Sem muitas motivações e enfrentando um adversário que ainda sonhava com o acesso, o Sampaio Corrêa foi acuado desde os primeiros minutos. Apostando em jogadas pelo setor direito do ataque, o América Mineiro teve a sua primeira chance aos 11 minutos, com Vitor Hugo aproveitando falha de Rodrigo Ramos em escanteio e cabeceando forte, para fora. Pouco depois, aos 18, a zaga tricolor falhou e permitiu que Willians aparecesse sozinho na grande área, para abrir o placar no Horto.

Com o primeiro gol, o América Mineiro passou a valorizar mais a posse de bola e buscou segurar a pressão do Sampaio Corrêa. Em um dos raros apagões da defesa americana, Hiltinho perdeu uma grande chance aos 25 minutos, após isolar um chute diante do goleiro João Ricardo. Depois do susto, o Coelho reagiu rápido e ampliou o placar com o experiente Mancini, que aproveitou passe de Obina e não perdoou.

Desanimado, o Sampaio Corrêa seguiu apostando nas jogadas individuais de Hiltinho e Válber, mas a habilidade dos meio-campistas foi insuficiente para bater os marcadores do América. A força da defesa americana contrastava com a do Sampaio, que cometeu um erro crucial aos 42 minutos: o zagueiro Luiz Otávio não dominou a bola e Mancini aproveitou para avançar, driblar Rodrigo Ramos e sepultar as chances de reação do time maranhense.

Jogo morno na etapa final

Apesar de estar com a situação praticamente perdida, o técnico Vinícius Saldanha resolveu dar um novo gás ao ataque tricolor, com a entrada de Cleitinho e William Paulista. Logo no primeiro minuto, William mostrou disposição ao brigar com a defesa do América e quase descontar para o Sampaio. Aos 14 minutos, o centroavante fez nova jogada e bateu forte, mas João Ricardo fez boa defesa e evitou o gol do Bolivão.

Diante de um América Mineiro relaxado e mais preocupado com os outros resultados, o Sampaio Corrêa seguiu atrás de uma reação, mas seguia sendo travado por João Ricardo. Aos 17 minutos, o camisa 1 do Coelho salvou mais uma oportunidade, após William Paulista aproveitar cruzamento de Arlindo Maracanã e cabecear forte. Depois dessa última oportunidade, o jogo esfriou e poucos lances de efeito foram criados. Nos acréscimos, porém, Willians foi lançado e ganhou da defesa tricolor para anotar o quarto gol do América e confirmar a goleada no Independência.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA MINEIRO: João Ricardo; Pablo, Adalberto, Vitor Hugo e Renato Santos; Leandro Guerreiro (Magrão), Andrei Girotto, Carlos Renato (Thiago Santos) e Mancini (Renan Oliveira); Willians e Obina. T: Givanildo Oliveira

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos; Daniel Damião, Mimica, Luiz Otávio e Willian Simões; Robson Simplício, Uilliam Corrêa, Hiltinho (Cleitinho), Eloir (Arlindo Maracanã) e Válber; Cascata (William Paulista). T: Vinícius Saldanha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.