Jogos Escolares da juventude

Maranhenses iniciam disputas dos Jogos da Juventude

Neste primeiro momento, vão ocorrer apenas as disputas das modalidades individuais.

Sedel

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

NATAL - A partir desta sexta-feira (6), os atletas do Maranhão iniciam a caminhada nos Jogos Escolares da Juventude 2013, etapa para jovens de 12 a 14 anos, competição que será realizada até o próximo dia 14 de setembro na cidade de Natal (RN). A delegação maranhense é composta por 183 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes, desembarcou na capital potiguar com o objetivo de realizar uma grande competição este ano.

Neste primeiro momento, vão ocorrer apenas as disputas das modalidades individuais. Em Natal, o Maranhão contará com atletas nos seguintes esportes: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. Todos os representantes do Maranhão no maior evento estudantil do país se classificaram após serem campeões nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador do evento nacional, divulgou os locais de competição de cada modalidade individual. As provas do atletismo, por exemplo, serão realizadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Já os jogos de badminton ocorrerão no Ginásio Facex.

Enquanto isso, uma grande estrutura foi montada no bairro da Macaíba para receber as disputas do ciclismo. Os judocas e nadadores maranhenses, que sempre são esperanças de medalhas, vão competir no Ginásio do Colégio Maristela e na Piscina do Sesi Clube, respectivamente. Já as partidas de tênis de mesa serão realizadas no Ginásio Henrique Castriciano; e as de xadrez, no Centro de Convenções de Natal.

As competições individuais, que terão início nesta sexta-feira (6), prosseguem até domingo (8). Logo em seguida, a partir da próxima terça-feira (10), começam as disputas das modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei. Em todos os esportes por equipes, o Maranhão terá representantes tanto no masculino quanto no feminino.

Jogos Escolares da Juventude

Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos Escolares da Juventude é o maior evento esportivo estudantil do país. Em 2013, a organização do evento anunciou a quebra do recorde do número de participantes: 6 mil no total. Além dos futuros talentos do esporte nacional, treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, voluntários, comitê organizador e comitê local, estarão envolvidos no evento que reunirá representantes de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã.

Além das competições, os jovens atletas terão a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país dos Valores Olímpicos e do exemplo positivo da prática esportiva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.