Retrospectiva 2021

Mesmo sem título, Fluminense teve temporada boa com vaga na Liberta

Tricolor, mesmo sem taça, se consolidou entres os melhores times do país em 2021.

Gazetapress

Atualizada em 26/03/2022 às 18h48
Jogadores do Flu festejam vaga na Libertadores após fim do Brasileirão
Jogadores do Flu festejam vaga na Libertadores após fim do Brasileirão (LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

RIO DE JANEIRO- O Fluminense começou a temporada empolgado pela classificação para a Libertadores. Com isso, a diretoria reforçou o elenco mirando uma boa campanha na principal competição sul-americana do ano. Não se pode dizer que a temporada do Fluminense tenha sido ruim. Mesmo sem título, os tricolores voltaram a Libertadores e se consolidaram entre as principais equipes do Brasil.

A expectativa dos tricolores será de mais um ano de crescimento. O objetivo é a conquista dos títulos.

CAMPEONATO CARIOCA FALTOU POUCO

O Fluminense iniciou o Estadual buscando acabar com a hegemonia do Flamengo. Os tricolores confirmaram a projeção de segunda força do Rio de Janeiro.

Nas primeiras rodadas, o técnico Roger Machado utilizou uma equipe formada por garotos. Mesmo com alguns tropeços, os tricolores terminaram na segunda colocação da fase de classificação.

Nas semifinal, o Fluminense passou pela Portuguesa sem muito dificuldade Só que na decisão, os tricolores acabaram sucumbindo ao rival da Gávea após dois jogos.

GALO ACABA COM CAMPANHA NA COPA DO BRASIL

O Fluminense sonhava com o título da Copa do Brasil. Além da vaga para a Libertadores, o valor a ser recebido pelo campeão atraiu as atenções dos tricolores.

Os cariocas não tiveram vida fácil, pois estrearam logo contra a sensação Bragantino. Mesmo assim, o Fluminense avançou após dois grandes jogos.

No entanto, a caminhada dos cariocas parou nas quartas de final. O Fluminense foi eliminado para o Atlético-MG, que viria a ser o campeão da Série A e da própria Copa do Brasil.

LIBERTADORES: PODIA TER SIDO MELHOR

O Fluminense entrou na Libertadores em um grupo forte, que tinha o River Plate-ARG. Só que os tricolores mostraram que vinham para a competição com a intenção de ir longe.

Os cariocas avançaram em primeiro lugar no grupo, inclusive vencendo os argentinos em Buenos Aires. A boa campanha na Fase de Grupos encheu os torcedores de esperança.

O Fluminense avançou sem problema nas oitavas de final. Só que na fase seguinte encontrou o Barcelona-EQU.

A equipe comandada por Roger Machado não vivia bom momento técnico. Isso foi visto em campo nos dois jogos contra os equatorianos.

A eliminação para o Barcelona deixou o gosto de que a campanha poderia ter ido mais longe. O resultado acabou com a definição da demissão do técnico.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE ALTOS E BAIXOS

O Fluminense começou a Série A focada na campanha da Libertadores. Por isso, a equipe esteve longe das primeiras posições desde as primeiras rodadas.

O técnico Roger Machado passou boa parte da campanha convivendo com a irregularidade nas atuações. Com isso, a torcida passou a criticar a equipe carioca.

A pressão por mudança foi aumentado e a demissão de Roger Machado aconteceu após a eliminação na Libertadores. A partir dai, Marcão foi chamado para comandar o time assim como aconteceu em 2020.

Marcão também conviveu com as críticas. No entanto, o treinador conseguiu reerguer o Fluminense, que passou a brigar por uma vaga na zona de classificação para a Libertadores.

No fim, uma vitória sobre a Chapecoense recolocou o Fluminense na competição sul-americana. Os tricolores ficaram a alguns minutos da Fase de Grupos, mas um gol do Bragantino nos acréscimos contra o Internacional fez a equipe cariocas ter que disputar a Pré-Libertadores.

PROJEÇÕES PARA 2022

A diretoria do Fluminense parece querer investir alto em 2022. Tanto que os tricolores já confirmaram o retorno do técnico Abel Braga.

Além disso, o foco é na chegada de reforços com experiência na Libertadores. O volante Felipe Melo já foi anunciado.

Nomes como o lateral esquerdo Pineida (ex-Barcelona-EQU) e Willian Bigode (ex-Palmeiras) são dados como certos nas Laranjeiras.

O objetivo da diretoria é ter um elenco próximo de fechado já na reapresentação. Isso porque os tricolores terão a disputa da Pré-Libertadores no começo da temporada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.