50º aniversário do Mundial

Tricampeões mundiais recebem miniatura da Jules Rimet e passam a ser Embaixadores da Seleção

As festividades pelos 50 anos do título no México foram iniciadas no dia 20 de fevereiro, quando a CBF reuniu os atletas de 1970 em um evento na sede da entidade.

Divulgação / CBF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
O título de Embaixador da Seleção também garante a cada campeão, e um acompanhante, o acesso gratuito às partidas de competições promovidas pela CBF
O título de Embaixador da Seleção também garante a cada campeão, e um acompanhante, o acesso gratuito às partidas de competições promovidas pela CBF ( Foto: Fernando Torres / CBF)

BRASIL - Cinquenta anos depois, os tricampeões mundiais viveram neste fim de semana um reencontro emocionante. Dentro das comemorações que marcam o 50º aniversário do Mundial disputado no México, em 1970, cada integrante do histórico grupo que defendeu o Brasil na conquista recebeu, em sua casa, uma réplica em miniatura da legendária Taça Jules Rimet.

Junto com a relíquia, os ex-jogadores e integrantes da Comissão Técnica foram homenageados com o título de Embaixadores da Seleção Brasileira que, entre outros benefícios, dá a opção de assinarem um contrato, com remuneração fixa e mensal, para representarem a CBF em eventos sociais, educacionais, institucionais ou em visitações ao Museu Seleção Brasileira. A participação de cada um nestas atividades será adaptada à disponibilidade e possibilidade de atenderem aos convites.

"Sentimos muito orgulho dessa brilhante equipe e de cada um dos nossos jogadores. Um time que ficou marcado para sempre como exemplo de futebol alegre, organizado, coletivo e de beleza plástica inconfundível. Enviamos a Taça Jules Rimet, símbolo da conquista, e o Passaporte de Embaixador da Seleção a cada um dos nossos campeões como forma de reconhecer este sentimento. Em nome da CBF, reitero a enorme honra e emoção que sentimos ao agradecê-los por tudo o que fizeram pelo nosso futebol e o nosso país", afirmou o Presidente da CBF, Rogério Caboclo.

O título de Embaixador da Seleção também garante a cada campeão, e um acompanhante, o acesso gratuito às partidas de competições promovidas pela CBF. Além disso, também disponibiliza passagem e hospedagem sempre que o craque e seu acompanhante quiserem fazer uma visita à sede da CBF.

Ações marcam a comemoração

As festividades pelos 50 anos do título no México foram iniciadas no dia 20 de fevereiro, quando a CBF reuniu os atletas de 1970 em um evento na sede da entidade. Além de um encontro de confraternização e um almoço, a ocasião marcou a inauguração da estátua de Pelé no Museu Seleção Brasileira e a entrega de uma medalha comemorativa a cada um dos campeões.

Outras atividades presenciais estavam previstas para a sequência do ano, mas a pandemia da Covid-19 não permitiu que eles fossem realizados. Por isso, a CBF preparou uma série de ações para que os heróis de 70 sejam homenageados pela entidade e pelos torcedores brasileiros.

A fachada da sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ), foi personalizada com um banner gigante, que tem uma foto dos jogadores comemorando e os dizeres “50 anos do Tri! A Seleção que encantou o mundo. México 1970”. Conhecido como a Casa do Futebol Brasileiro, o prédio, onde também fica o Museu Seleção Brasileira, já se tornou um tradicional mural de exposição dos grandes títulos do nosso futebol.

A data da partida final, os 4 a 1 sobre a Itália, no Estádio Azteca, será rememorada nos principais veículos de mídia impressa no país. Neste domingo, jornais e revistas trazem uma capa retrô, com a reprodução do que foi publicado por esses mesmos veículos em 22 de junho de 1970, dia seguinte à grande final. Os colecionadores ainda ganharão um presente: o pôster da equipe campeã, com os jogadores e integrantes da comissão técnica.

Desde a última sexta-feira, um comercial na TV faz uma viagem no tempo para entrar no clima daquela conquista espetacular. Além disso, banners comemorativos estarão presentes na primeira página dos maiores portais de notícia do país.

O canal da CBF TV no Youtube disponibiliza um vídeo inédito recontando a história por um ângulo diferente. Produzido especialmente para a data, a peça apresenta a bola contando, em primeira pessoa, como foi conviver com os craques da Seleção de 70. Além disso, os perfis oficias nas redes sociais trazem conteúdos especiais, com curiosidades e informações completas das partidas e jogadores que fizeram parte da trajetória.

No Instagram e Whastapp, a aposta é na interatividade. O filtro pra stories transforma a tela do celular em uma figurinha da Copa de 70. É só fazer uma pose de campeão do mundo e postar. Quem quiser salvar e usar pode fazer isso agora mesmo. Está no destaque do perfil @cbf_futebol. Além disso, na função GIF, é só digitar Seleção de 70 e as animações aparecem. Já no Whats foi disponibilizada uma coleção de stickers pra incrementar a troca de mensagens.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.