Paralimpíada

Campeão mundial na paracanoagem sonha com o ouro nos Jogos de Tóquio

Em meio à pandemia, o piauiense Luís Carlos Cardoso treina em casa.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Luís Carlos Cardoso está garantido na Paralimpíada e Tóquio (Japão).
Luís Carlos Cardoso está garantido na Paralimpíada e Tóquio (Japão). ( Foto: Márcio Rodrigues / CPB)

BRASIL - O canoísta piauiense Luís Carlos Cardoso está garantido na Paralimpíada e Tóquio (Japão), a segunda na carreira do atleta. A confirmação veio em agosto passado, quando conquistou o título mundial na prova da canoa, categoria VL2 200 metros, realizada em Szeged (Hungria). O brasileiro concluiu o percurso em 51s68.

Durante live (transmissão ao vivo) realizada no conta oficial da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), no Instagram, no última segunda-feira (8), o canoísta contou como vem se preparando para a conquista inédita de uma medalha nos Jogos de Tóquio, adiados para o ano que vem.

"No Rio de Janeiro [Rio 2016], fiquei a apenas seis centésimos do ouro. Agora o meu grande sonho é ganhar essa medalha" sonha Luís Carlos, que nos Jogos de 2016 ficou em quarto lugar (51s63). O mais rápido na prova de caiaque KL1 200 m - categoria para atletas com pouco ou nenhum funcionamento das pernas e do tronco - foi o polonês Jakub Tokarz (51seg08), e o húngaro Robert Suba (51s12) ficou com a prata. O britânico Ian Marsden (51seg22) chegou em terceiro e levou o bronze.

Para ter um desfecho diferente em Tóquio, nem mesmo a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foi capaz de tirar o piauiense da trilha. "Nas primeiras semanas fiquei um pouco chocado. Mas vi que não adiantava ficar reclamando. O negócio era aproveitar esse tempo e aperfeiçoar o meu desempenho. Sempre digo que a limitação maior não é a física, é a mental".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.