Sul-americana

Saiba tudo sobre o Independiente, adversário do Flamengo na final

O Independiente venceu o Nacional-PAR por 3 a 1 e garantiu a vaga na grande final.

Imirante Esporte, com informações da CBF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
(Foto: Reprodução. )

RIO DE JANEIRO - Invicto. É assim que o Flamengo chega à grande final da Conmebol Sul-Americana. Com duas goleadas sobre o Palestino, do Chile, com cinco gols marcados pelo Mais Querido em ambas, o primeiro desafio foi vencido. Em seguida, foi a vez de eliminar a Chapecoense com uma nova vitória expressiva, dessa vez por 4 a 0. O emocionante clássico contra o Fluminense marcou as quartas de final, no qual o heróico empate por 3 a 3 garantiu o avanço à próxima fase após a vitória por 1 a 0 na primeira partida.


Então, foi a vez de encarar o Junior Barranquilla. No confronto de ida, realizado no Maracanã, o apoio da Nação foi fundamental para que os comandados do treinador Reinaldo Rueda pudessem reverter a desvantagem de 1 a 0 no placar, com gols de Juan e Vizeu. Na partida de volta, disputada no estádio Metropolitano de Barranquilla, a vitória por 2 a 0 levou o time da Gávea à grande final da Conmebol Sul-Americana.

O adversário

Na decisão, será a vez de encarar o Independiente. O clube que representa o lado vermelho de Avellaneda, localizada na grande Buenos Aires, venceu o Allianza Lima-PER na primeira fase da competição e, no estágio, seguinte passou com tranquilidade pelo Deportes Iquique-CHI.

Avançando para as oitavas de final, foi a vez de enfrentar os compatriotas do Atlético Tucúman-ARG. O duelo apresentou maior equilíbrio. No Estádio José Fierro, o time alviceleste levou a melhor pelo placar mínimo. Mas na partida de volta, diante de um Estádio Libertadores de América lotado, o resultado foi revertido com um 2 a 0.

No estágio seguinte o time argentino passou pelo Nacional-PAR, com um placar agregado de 6 a 1, antes de vencer os também paraguaios do Libertad. Pela primeira partida da semifinal, disputada no Defensores del Chaco, em Assunção, Óscar Cardozo anotou o gol solitário que deu a vantagem para o lado alvinegro. No entanto, provando novamente a força que tem dentro de seus domínios, o Independiente venceu por 3 a 1 e garantiu a vaga na grande final da competição internacional.

Duelo de peso

Confrontos históricos foram disputados entre as equipes. Em 1999 e em 2001, as equipes se encontraram por duas vezes pela extinta Copa Mercosul, com vantagem para o Rubro-Negro nos confrontos recentes. Em números gerais, o Flamengo também tem a dianteira, com sete vitórias contra três do time argentino, além de quatro empates.

O Flamengo foi campeão da edição de 1999, em dois duelos com placares elásticos diante do Palmeiras. Mas antes, na fase de quartas de final, o time comandado pelo lendário técnico Carlinhos passou pelo Independiente. Em Buenos Aires, o placar por 1 a 1 deixou a disputa em aberto para a partida de volta, disputada no Maracanã. Diante da Nação, uma goleada por 4 a 0 garantiu o avanço do Flamengo para a semifinal.

Duas temporadas depois, após conquistar a classificação em primeiro no forte Grupo 2 da competição internacional, - que contava com San Lorenzo-ARG, Nacional-URU e Olímpia-PAR - o Mais Querido reencontrou o Independiente. A história dos duelos foi parecida com a anterior. Depois do empate em Avellaneda, um novo 4 a 0, dessa vez em partida disputada em Brasília, levou a equipe treinada por Zagallo seguiu em frente até a decisão.

Um dos grandes personagens desse encontro foi Juan, que anotou dois dos quatro gols dessa vitória. Dezesseis anos depois, uma nova página vitoriosa poderá ser escrita pelo atual camisa 4 rubro-negro na história do confronto. No dia 6 de dezembro, no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, terá início a grande decisão da Conmebol Sul-Americana, que conhecerá seu campeão no dia 13 do mesmo mês, no Maracanã.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.