Atletismo

Brasil encerra participação no Mundial de Atletismo Paralímpico com oito ouros

País ficou em nono lugar na competição, com 21 medalhas conquistadas.

Imirante Esporte, com informações do Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
(Daniel Zappe/CPB)

LONDRES (INGLATERRA) - O Brasil conquistou oito medalhas de ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Londres, que chegou ao fim no último domingo (23). No quadro geral, o País ficou em nono lugar, com 21 medalhas, sendo mais sete de prata e seis de bronze.

Todas as medalhas foram conquistas por esportistas beneficiados pelo Bolsa Atleta. Dos 25 atletas brasileiros, 24 foram finalistas em pelo menos uma prova.

A campeã da competição foi a China, com 65 medalhas, sendo 30 de ouro. Em segundo lugar, vieram os Estados Unidos, com 59 medalhas (20 de ouro), e em terceiro, a Grã-Bretanha, com 39 pódios (18 de ouro).

"A performance brasileira foi extremamente importante e nos mostrou que estamos no caminho certo, porque visamos sobretudo à melhor participação possível em Tóquio 2020. Estou bastante satisfeito e vejo que, em algumas situações, nós já vemos evolução e, em outras, diagnosticamos ações necessárias para o desenvolvimento da modalidade", afirmou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Esta foi a oitava edição do Mundial de Atletismo Paralímpico. Cerca de 1,3 mil atletas de 85 países disputaram as 202 medalhas, todas no Estádio Olímpico de Londres. Na edição de 2015, o Brasil havia levado 40 atletas e ficado com a sétima colocação no quadro geral dos brasileiros, 24 foram finalistas em pelo menos uma prova.

Alguns destaques foram Petrucio Ferreira, que conquistou dois ouros nas provas de 100m e 200m. Thiago Paulino também ficou em primeiro lugar na competição de lançamento de disco e arremesso de peso. Mateus evangelista, além do ouro na prova de 100m, conquistou duas pratas nos 200m e no salto em distância. Já Rodrigo Parreira conquistou uma prata no salto em distância e duas medalhas de bronze nas provas de 100m e 200m.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.