Recuperação

Médico projeta volta de Neto aos treinos em até 120 dias

Zagueiro Neto conseguiu caminhar no último sábado.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Neto poderá retornar aos treinamentos em até quatro meses.
Neto poderá retornar aos treinamentos em até quatro meses. (Sirli Freitas/Chapecoense)

SÃO PAULO - O zagueiro Neto não para de impressionar com as notícias de sua recuperação após o acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense. Neste domingo, o estado de saúde dos sobreviventes da tragédia internados em Chapecó foi atualizado e as notícias foram positivas. O médico Marcos Sonagli afirmou que conseguiu caminhar com o zagueiro Neto no último sábado e já projetou um período para que ele possa voltar aos treinamentos.

“Hoje temos boas notícias. Ontem (sábado) eu consegui caminhar com o Neto, ele deu seus primeiros passos. Isto é muito importante porque o Neto tem uma fratura na quinta vértebra lombar, que a princípio é de tratamento não cirúrgico. Ele tem usado um colete para dar um suporte à região lombar. Ontem ele conseguiu caminhar com um pouco de auxílio, não teve dor na região lombar”, enalteceu o médico.

Marcos Sonagli completou avaliando o tempo de recuperação para que Neto possa iniciar seu retorno aos treinamentos como atleta profissional. “Ele tem nos falado que tem vontade de voltar a jogar. Deixou claro isso para nós. Só que a primeira intenção dele é poder ir para casa. Ele quer voltar a ficar com a família e também voltar a jogar. Como o tratamento é não cirúrgico, eu vou ter que mantê-lo com o colete por pelo menos 90 dias. Eu acredito que ele possa voltar a treinar, dependendo das lesões nos membros inferiores, em torno de 90 a 120 dias”, projetou.

O zagueiro, que vem se recuperando da lesão na quinta vértebra lombar com medicamentos, tem previsão de alta para a próxima semana.

Quem está mais próximo de retornar para casa é Rafael Henzel. O jornalista irá passar nas próximas 24 horas por uma nova avaliação em relação a seu quadro infeccioso e, se tiver uma resposta positiva, poderá receber alta já nesta segunda-feira.

Já o goleiro Jackson Follmann, último a retornar à cidade de Chapecó, terá que passar por uma nova cirurgia. O jogador, que teve a perna direita amputada, terá agora que realizar um procedimento no pé esquerdo, já que ele tem uma lesão em um osso do tornozelo e precisa da intervenção cirúrgica para que possa seguir caminhando, mesmo possuindo algumas limitações.

“A lesão que o Follmann teve foi uma fratura luxação do tornozelo, com uma lesão no talus, que é o osso do tornozelo que faz a principal articulação com a tíbia. Ele terá que ser submetido a um reparo desta lesão. Será feita uma artrodese, que é a fixação do tornozelo em uma posição funcional, para que ele possa manter um padrão de mobilidade”, explicou o médico Rovani Camargo.

Por último, o lateral Alan Ruschel, que recebeu alta do hospital na última sexta-feira, aproveita seu momento especial com a família. O jogador chegou neste domingo em Nova Hartz, cidade aonde moram seus pais, localizada no Rio Grande do Sul.

O irmão de Alan, Alison Ruschel, postou uma foto do momento em sua conta no Instagram. O jogador inclusive afirmou que conseguiu voltar a comer churrasco, um de seus primeiros desejos após despertar do acidente ainda na Colômbia. A alimentação segue também uma recomendação dos médicos para grande ingestão de proteína por conta da perda de peso no período da internação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.