Copa do Nordeste

Com polêmica, grupos da Copa do Nordeste serão sorteados nesta terça-feira (4)

Moto e Sampaio representarão o Maranhão; situação do Ceará está indefinida.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
20 clubes disputarão a Copa do Nordeste em 2017.
20 clubes disputarão a Copa do Nordeste em 2017. (Divulgação / CBF)

JOÃO PESSOA - Os cinco grupos da Copa do Nordeste 2017 serão sorteados na noite desta terça-feira (4), às 20h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa (PB). As 20 equipes classificadas foram divididas em quatro potes, de acordo com o posicionamento no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os grupos serão montados com uma equipe de cada pote.

Antes mesmo do sorteio, uma situação já está gerando polêmica entre os participantes da Copa do Nordeste: vice-campeão cearense, o Uniclinic desistiu de participar da competição, assim como Guarani de Juazeiro e Guarani de Sobral, que ficaram entre as quatro melhores posições do Estadual. Desta forma, a vaga ficaria para o Ceará, quinto colocado, o que poderia mudar os potes do sorteio. Por ora, a organização do Nordestão não confirma a mudança.

Em 2017, o Maranhão será representado na Copa do Nordeste por Moto Club, campeão estadual, e Sampaio Corrêa, que ficou na segunda posição. Os dois rivais podem se enfrentar já na primeira fase, pois o Rubro-Negro está no pote 3 e a Bolívia Querida ocupa o pote 2. Moto e Sampaio tentam quebrar um tabu na próxima edição do Nordestão: nas duas primeiras edições em que participaram da Copa do Nordeste, os times maranhenses não passaram da fase de grupos.

Assim como nas duas últimas edições, a Copa do Nordeste terá cinco grupos com quatro equipes, que se enfrentarão em ida e volta. Os líderes de cada chave e os três melhores vice-líderes estão garantidos nas quartas de final. O campeão da Copa do Nordeste garante classificação para a Copa Sul-Americana de 2018. Em 2016, o vencedor foi o Santa Cruz, após decisão contra o Campinense.

Confira os potes da Copa do Nordeste:

Pote 1: Bahia, Sport, Vitória, Náutico e ABC

Pote 2: América-RN, Santa Cruz, Sampaio Corrêa, CRB e Fortaleza

Pote 3: Botafogo-PB, Campinense, River, Moto Club e CSA

Pote 4: Sergipe, Itabaiana, Juazeirense, Uniclinic-CE e Altos-PI

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.