Copa Libertadores

Palmeiras faz as contas pela classificação na Libertadores

O Verdão depende de uma combinação de resultados para avançar na competição continental.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
O Palmeiras não depende apenas de suas forças para seguir na briga pelo título da Libertadores.
O Palmeiras não depende apenas de suas forças para seguir na briga pelo título da Libertadores. (César Greco / Agência Palmeiras / Divulgação)

SÃO PAULO - Com o empate nesta quinta-feira, em visita ao compatriota River Plate-URU, o Nacional do Uruguai já se garantiu nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. E está nas mãos do clube de Montevidéu a chance de o Palmeiras não ser eliminado logo na fase de grupos.

O Verdão precisa que o Nacional derrote o Rosario Central às 21h45 (de Brasília) da próxima quinta-feira, no Uruguai. No mesmo dia e horário, o time de Cuca recebe o já eliminado River Plate-URU, no Palestra Itália, e tem de vencer pensando em superar o saldo de gols da equipe argentina (3 contra 0 do Palmeiras).

O regulamento da Libertadores coloca saldo de gols como primeiro critério de desempate, seguido por quantidade de gols marcados e quantidade de gols marcados como visitante. Caso todos esses números sejam iguais, está previsto um sorteio na sede da Conmebol para definir a classificação.

O Palmeiras tem cinco pontos e precisa conquistar três diante do River e que o Rosario perca, estacionando nos oito pontos. Caso esses resultados ocorram, a preocupação é em tirar a diferença de três gols de saldo, contando tanto com o ataque do Nacional quanto com uma goleada alviverde.

O Palmeiras é hoje inferior em gols a favor (oito, contra 11 do Rosario) e está à frente nos gols como visitante (cinco, diante de três dos argentinos). A equipe comandada por Cuca, porém, não pode mais balançar as redes fora de casa, já que joga em casa na última rodada, enquanto o Rosario tem chances de melhorar no quesito ao visitar o Nacional no Uruguai.

A esperança palmeirense, basicamente, está na ambição que o Nacional pode ter em melhorar sua campanha, pois os melhores primeiros colocados enfrentam nas oitavas de final os piores entre os que avançam na segunda posição de suas chaves. Para se garantir como líder do grupo 2, sem buscar maior pontuação, o Nacional só precisa empatar, exatamente o resultado que classifica o Rosario e elimina o Palmeiras.

Quando Nacional e Rosario Central se enfrentaram, pela primeira rodada da chave, em 25 de fevereiro, ficou 1 a 1. Jogando na Argentina, o time uruguaio saiu na frente do placar até que um pênalti contestável a favor dos anfitriões, nos minutos finais, selou o empate.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.