Rio 2016

Rio recebe Torneio Internacional de Judô, evento-teste para a Olimpíada

Equipe conseguiu medalhas de prata e bronze na competição.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
No masculino, mais uma vez o Brasil foi superado pelo Japão.
No masculino, mais uma vez o Brasil foi superado pelo Japão. (Foto: Ministério do Esporte)

RIO DE JANEIRO - O Torneio Internacional de Judô (Aquece Rio ), evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016, começou nesta terça-feira (8) . No primeiro dia foram disputadas as categorias meio-leve feminino (52kg) e meio-leve masculino (66kg). No total, 122 atletas de sete países participam da competição, que termina nesta quarta-feira (9) com as disputas dos meio-médios feminino (63kg) e masculino (81kg).

Entre as meninas, a japonesa Chishima Maeda foi a grande campeã, derrotando a brasileira Jéssica Pereira na diferença de punições (2-1) na grande final. Chelsie Giles, da Grã-Bretanha, e a brasileira Raquel Silva fecharam o pódio com os dois bronzes.

No masculino, mais uma vez o Brasil foi superado pelo Japão. Joshiro Maruyama conseguiu um belo ippon contra Lucas Godoy na decisão e ficou com o ouro. O britânico Ashley Mckenzie e o brasileiro Diego Santos foram os medalhistas de bronze.

A estrutura do evento-teste foi montada na Arena Carioca 1, mas a casa do judô nos Jogos será a vizinha Arena Carioca 2, que recebeu as delegações brasileira, britânica e japonesa, em uma visita guiada pelo Gerente de Esportes do Judô da Rio 2016, Kenji Saito.

"Como vimos aqui, a repescagem e as semifinais são à tarde, o que é ruim para quem perde na semifinal, pois tem pouco tempo para se recuperar e vai enfrentar um adversário que vem de uma vitória, mais motivado. Esse é um ponto para o qual temos de ter uma estratégia e hoje tentamos avaliar melhor isso durante a competição. Além disso, todos os 23 membros da comissão técnica que estão aqui farão relatórios sobre suas respectivas área após o evento para sugerir ações de melhoria. Quanto à Arena Carioca 2 está muito boa. As delegações estrangeiras também aprovaram", avaliou Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.