Rio 2016

UCI quer “evento-teste decente” e alerta para atraso do Velódromo

O Velódromo seria usado de palco para competição entre os dias 18 e 20 de março.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
(Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio)

SÃO PAULO - O início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro está cada vez mais próximo, porém, nem todas as obras estão prontas. O Velódromo, inclusive, é um desses exemplos. Brian Cookson, presidente da União Ciclística Internacional (UCI), demonstrou sua inquietação a respeito do atraso, e o que isso pode refletir na realização do evento-teste.

O Velódromo seria usado de palco para a primeira competição entre os dias 18 e 20 de março. Contudo, as obras incompletas fizeram a organização adiar o evento para 29 de abril e primeiro de maio. Tal fato aflige o dirigente.

“Tenho que dizer que isso está causando certa preocupação. Não há dúvidas de que teremos um Velódromo construído e pronto para o Rio 2016, mas o tempo está correndo para fazendo um evento-teste decente”, disparou Cookson.

Em janeiro, foi divulgado que a obra estava 80% concluída. Mesmo assim, o presidente da UCI fez questão de chamar a atenção dos organizadores, a fim de acelerar a construção.

“Eu gostaria de encorajar os organizadores dos Jogos para fazerem todo esforço possível para que o Velódromo seja concluído o mais rápido possível. Tenho certeza de que estão determinados a fazer por conta própria e eles têm nosso suporte. Seria melhor que estivesse pronto para o evento-teste e não apenas para os Jogos”, afirmou.

Brian ainda destacou como a estrutura precisa ser construída com atenção, uma vez que diversos fatores podem interferir no esporte.

“O lugar deve ser protegido contra chuva e vento, além de contar com ar-condicionado antes da pista ser colocada. Isto é para garantir a atmosfera correta, com umidade e temperatura perfeitas, a fim de garantir que a madeira da pista não tenha problemas. Estas são considerações importantes, já que madeira é um material natural e precisa ser tratada perfeitamente para se ter resultados perfeitos”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.