Futebol

Em estreia na Libertadores, Palmeiras tenta encontrar rumo no Uruguai

O time começa sua participação no principal torneio do semestre bem diferente.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
(Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

SÃO PAULO - Sem vencer há três jogos, com um time quase todo de reservas perdendo para o Linense na reabertura do Palestra Itália no sábado, o Palmeiras errou o que podia errar. Essa é a sensação de elenco e comissão técnica para a estreia do clube na Copa Libertadores da América, às 21h45 (de Brasília) desta terça-feira, em visita ao River Plate uruguaio, em Maldonado.

O time começa sua participação no principal torneio do semestre bem diferente do que imaginava. A base que conquistou a Copa do Brasil não tem dado mais resultado, assim como o 4-2-3-1 que Marcelo Oliveira não desiste. O técnico está sob pressão, mas mantém o esquema e faz mistério na escalação, já que comandou treinamentos apenas treinos fechados.

É mais provável que seja repetida a escalação que ficou no 0 a 0 diante do Oeste, na quarta-feira passada, pelo Campeonato Paulista, ainda com o zagueiro Roger Carvalho no lugar de Edu Dracena, machucado. A esperança é de que a postura mude, já que o adversário tem seu ímpeto como trunfo.

“Não estamos 100%, temos de melhorar muito, mudar um pouco até o jeito de jogar porque Libertadores é muito truncada, com muita marcação. O River é uma equipe que começa a marcar desde lá da frente, todos dão combate quando o time perde a bola. Não podemos ser diferentes disso, ainda mais jogando fora de casa”, ensinou Rafael Marques.

Os reservas do Verdão golearam o River Plate uruguaio por 4 a 0 em jogo-treino realizado há menos de um mês, mas o time da casa atuou sem seus principais jogadores também. A imagem que fica do xará do atual campeão da Libertadores é de uma equipe veloz e aguerrida.

“Como todas as equipes e até a seleção uruguaias, é um time que luta pela primeira e pela segunda bola. São muito aguerridos, correndo e lutando bastante. Recompõe rápido quando perde a bola e tem atacantes velozes para o contra-ataque. Teremos muitas dificuldades também porque estarão muito motivados para iniciar a Libertadores na casa deles”, projetou Zé Roberto.

O River Plate joga a sua primeira Libertadores na história e está no grupo 2 – ao lado do Palmeiras, do argentino Rosario Central e do também uruguaio Nacional – porque eliminou a Universidad de Chile em fase preliminar do torneio, vencendo em casa por 3 a 0 e segurando o 0 a 0 em Santiago. Priorizando a competição continental, a equipe jogou com reservas no Campeonato Uruguaio no último fim de semana e perdeu por 3 a 0 para o Nacional.

A equipe é de Montevidéu, mas seu estádio, que abrigou o jogo-treino diante do Palmeiras no mês passado, não tem condições de receber partidas da Libertadores e o Centenário, principal arena da capital uruguaia, sediará show da banda britânica Rolling Stones nesta terça-feira e a polícia local disse não ter capacidade para lidar com outro evento no município. Por conta disso, o River estreia na Libertadores mandando o confronto no estádio Domingo Burgueño Miguel, na cidade de Maldonado.

FICHA TÉCNICA
RIVER PLATE-URU X PALMEIRAS

Local: Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado (URU)
Data: 16 de fevereiro de 2015, terça-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Julio Bascuñán (Chile)
Assistentes: Francisco Mondría e Marcelo Barraza (ambos do Chile)

RIVER PLATE-URU: Nicola Pérez; Ronaldo Conceição, Giovanni González, Robert Flores e Darío Florez; Ángel Rodríguez, Gorriaran, Shiappacasse e Taján; Berrini e Michael Santos
Técnico: Juan Ramón Carrasco

PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Roger Carvalho, Vitor Hugo e Zé Roberto; Arouca, Jean, Robinho, Dudu e Gabriel Jesus; Barrios
Técnico: Marcelo Oliveira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.