Campeonato Mineiro

Com um a menos, América vira sobre o Atlético

O experiente Mancini marcou o gol da vitória do Coelho.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Bruno Cantini / CAM)

BELO HORIZONTE - Em jogo movimentado, o América-MG venceu o rival Atlético-MG por 2 a 1, de virada, na tarde deste domingo, no estádio Independência. A partida, válida pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro, foi quente e teve dois pênaltis, um para cada lado. Além disso, o Coelho jogou com um a menos a partir dos 11 minutos da segunda etapa, quando o lateral Patrick foi expulso. Os gols mandantes foram marcados por Bryan e Mancini, enquanto André foi às redes pelo lado do Galo.

Com o resultado, o América foi a dez pontos na tabela, ultrapassou o Atlético e empatou com o Cruzeiro. No entanto, o Coelho fica na vice-liderança por ter saldo de gols inferior ao da Raposa. Já o Galo fica agora com o 3º posto, com nove pontos.

Com alguns jogadores contundidos e outros poupados para a disputa da Copa Libertadores, Levir Culpi levou a campo uma equipe diferente. Dos atletas que começaram jogando contra o Colo-Colo, apenas Victor enfrentou o Coelho, além de Dodô, que entrou no decorrer de ambos os confrontos. A edição deste domingo do Clássico das Multidões de Minas Gerais também marcou a estreia do meia colombiano Cárdenas com a camisa do Galo.

O início foi movimentado no Independência. O time praticamente reserva do Atlético queria mostrar serviço, enquanto o Coelho era empurrado por sua torcida. Ambas as equipes buscavam o campo de ataque e também marcavam com muita intensidade. A primeira boa chance de gol aconteceu aos sete minutos. O meia Diego Lorenzi, do América, disparou de fora da área e viu a bola passar à direita da meta de Victor. A resposta do Galo veio no minuto seguinte, quando Cesinha cruzou na área e Carlos cabeceou com perigo.

A intensidade e a forte marcação acabaram culminando em dois cartões amarelos ainda nos primeiros minutos. Aos 12, o lateral Patrick foi advertido por falta em Pierre. Logo em seguida, Josué recebeu cartão por falta no mesmo Patrick, que puxava contra-ataque pelo time mandante quando foi derrubado pelo volante alvinegro.

Na sequência, o América passou a adiantar sua marcação e pressionar a saída de bola do Galo, que recorria aos lançamentos para mandar a bola ao setor ofensivo. Com o forte sol castigando os atletas em BH, o árbitro pausou o jogo aos 23 minutos para reidratação, momento aproveitado pelos treinadores para passarem instruções.

Após a parada técnica, o Coelho seguiu chegando ao campo de ataque de forma mais organizada e, aos 28 minutos, quase abriu o placar no Independência. Em cobrança de escanteio da esquerda, Mancini cruzou na área e Alison cabeceou no primeiro pau, forçando boa defesa de Victor no alto. A resposta do Atlético veio em forma de trocas de passes e posse de bola, centrada no meia estreante Cárdenas.

No restante da primeira etapa, no entanto, voltou a sobrar vigor físico e faltar qualidade técnica à partida. Ambas as equipes encontravam dificuldades na articulação de jogadas, e as ações se concentravam no meio-campo.

No intervalo, um susto para o Atlético: ao retornar do vestiário, o atacante Carlos vomitou do gramado. O atleta, no entanto, se recompôs rapidamente e começou jogando normalmente a segunda etapa.

O ritmo do início da segunda etapa foi semelhante ao de boa parte da primeira, com muita correria e marcação por parte das duas equipes. Aos 11 minutos, Cesinha encontrou espaço na defesa mandante, invadiu a área e foi derrubado por Patrick. O lateral do Coelho, que já havia sido advertido, recebeu cartão vermelho. Na cobrança, André deslocou o goleiro João Ricardo e abriu o placar para o Galo.

A resposta do América não tardou. Aos 19 minutos, após rápida troca de passes do time mandante, o lateral esquerdo Bryan soltou uma bomba de canhota de fora da área, surpreendeu o goleiro Victor e igualou o marcador.

Após sofrer o gol de empate, Levir Culpi tirou o estreante Cárdenas para colocar Dodô no jogo. Mesmo com um jogador a menos, o América parecia mais organizado em campo. Aos 29 minutos, após fazer boa jogada e chegar à área adversária, Felipe Amorim foi derrubado por Edcarlos, em lance que rendeu pênalti para os mandantes e cartão amarelo para o zagueiro. Na cobrança, o camisa 10 Mancini colocou a bola no canto direito e virou a partida para o Coelho.

O clima esquentou no Independência depois da virada mandante. Na arquibancada, alguns torcedores atleticanos começaram a brigar entre si e a polícia teve de intervir. Em campo, Emerson Conceição discutiu com Rodrigo Silva, e ambos receberam cartão amarelo. Nos últimos minutos, o Galo tentou reagir, mas o América teve tranquilidade ao valorizar a posse de bola e celebrou o apito final, aos 49 minutos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.