Liga de Basquete Feminino

MB estreia na LBF contra o Basquete Jaraguá neste sábado

Estreia maranhense no torneio nacional será às 13h, no Castelinho.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
Castelinho será palco para Maranhão Basquete x Basquete Jaraguá.
Castelinho será palco para Maranhão Basquete x Basquete Jaraguá. (Biaman Prado)

SÃO LUÍS - A espera vai chegar ao fim. Neste sábado (13), a cidade de São Luís vai voltar a respirar basquete. E melhor ainda: basquete de altíssima qualidade. O Maranhão Basquete finalmente vai estrear na Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2014/15. E o primeiro compromisso do time maranhense será contra o “caçula” Basquete Jaraguá (SC), que participa pela primeira vez do torneio nacional. A bola sobe a partir das 13h (horário local), no Ginásio Castelinho, em São Luís.

Jogando em casa e com o apoio de sua apaixonada torcida, o Maranhão Basquete tentará estrear bem na LBF. Uma vitória logo na estreia dará motivação ao renovado time maranhense, que contará com muitas novidades nesta temporada. Uma destas novidades é a técnica cubana Lisdeivi Pompa.

Lisdeivi, que comandou Ourinhos na temporada passada, substitui o experiente Antônio Carlos Barbosa no comando técnico. A cubana terá a missão de conduzir o MB à inédita final da Liga de Basquete Feminino, já que nas duas últimas temporadas, o time maranhense foi eliminado nas semifinais.

Apesar de ter como meta a final e, consequentemente o título desta edição da LBF, a técnica reconhece a dificuldade para conseguir alcançar tais objetivos, principalmente devido ao pouco tempo de preparação da equipe. No entanto, Lisdeivi acredita na evolução da equipe ao longo da competição. O momento atual é pensar no Basquete Jaraguá e deixar os playoffs para o futuro.

“Eu montei o time em cima de um resultado melhor que o do ano passado. No ano passado, o resultado foi bom com o [Antônio Carlos] Barbosa. O fator negativo é o tempo, porque começamos muito tarde a nos preparar, mas, mesmo assim, estamos trabalhando dia a dia os detalhes, a parte física, condicionamento das atletas, e as expectativas são as melhores. Precisamos classificar entre os oito primeiros, e, aí, depois, subir degrau por degrau, para termos um bom resultado. Aí depois a gente pensa nos play-offs”, disse a técnica do MB.

Para esta temporada, o Maranhão Basquete contará, mais uma vez, com a lateral Iziane Castro. A camisa 8 e capitã da equipe está ansiosa a defender a camisa do MB. Principal cestinha nas últimas edições da LBF, Iziane não vê a hora de sentir o carinho do torcedor maranhense, que sempre compare em bom público nos jogos do MB.

“A gente espera o apoio novamente do nosso torcedor, que tem sido a maior torcida do basquetebol brasileiro nas últimas temporadas. Então, a gente não espera algo diferente. A gente espera que tenha casa cheia, que eles estejam neste nosso primeiro passo para começarmos com o pé direito e com uma vitória em casa”, destacou Iziane.

Reforçado

São muitas as novidades do Maranhão Basquete para esta temporada. A equipe maranhense se reforçou com atletas muito experientes. A pivô Êga, a ala Wivian e a armadora Fernanda são alguns dos bons reforços do MB para esta edição da LBF. Além delas, o time contará com algumas estrangeiras: a lateral norte-americana Matee Ajavon e a armadora cubana Oyanasis Gonzales.

O Maranhão Basquete ainda confirmou os retornos de duas atletas maranhenses: a ala Maria Cláudia Teixeira, após uma temporada atuando pelo Rio Claro, e Rayanna..

Retornando, também, ao times maranhense, a partir dos play-offs, será a pivô Kelly, ex-Seleção Brasileira, que defendeu o MB nas duas últimas temporadas. A informação foi confirmada pelo diretor-técnico da equipe Manoel Cid durante a apresentação oficial do elenco ocorrida na última quarta-feira (10).

Basquete Jaraguá

Única equipe do Sul do Brasil a disputar a Liga de Basquete Feminino (LBF), o Basquete Jaraguá faz sua estreia contra o Maranhão Basquete. Caçula da competição, o Jaraguá não terá vida tranquila no Nordeste. Treinando junto há pouco mais de uma semana, o elenco terá que superar a falta de entrosamento e a pressão da torcida. “Precisamos transformar a nossa ansiedade em motivação e força. Se conseguirmos fazer com que isso se torne em um estilo de jogo agressivo, principalmente na defesa, acredito que vamos ter bons momentos na partida”, analisou o técnico Júlio Patrício.

O elenco do Basquete Jaraguá é composto por atletas reveladas nas categorias de base do município, promessas do basquete nacional (com passagem por Seleções Brasileiras de base) e jogadoras ‘veteranas’. O grupo conta com três estrangeiras: a armadora Sthefany Thomas, da seleção argentina; a também armadora Leyda Macías, da seleção equatoriana; e a pivô Yuli Cruz, com passagem pela seleção cubana.

Ingressos

Os ingressos para a primeira partida do Maranhão Basquete na Liga de Basquete Feminino – temporada 2014/15 já estão à venda. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias do Ginásio Castelinho. Vale lembrar que MB x Basquete Jaraguá se enfrentam neste sábado (13) a partir das 13h (horário local).

JOGOS DO MARANHÃO BASQUETE NO 1º TURNO

13/12/14 – Maranhão Basquete x Basquete Jaraguá

15/12/14 – APAB/Barretos x Maranhão Basquete

17/12/14 – ADCF/Unimed x Maranhão Basquete

14/1/15 – Brasília/Basquetevizi x Maranhão Basquete

17/1/15 – Maranhão Basquete x Presidente Venceslau

19/1/15 – Maranhão Basquete x São José/Colinas Shopping

22/1/15 – Sport Recife x Maranhão Basquete

24/1/15 – Uninassau/América x Maranhão Basquete

26/1/15 – Maranhão Basquete x Basketball Santo André/Apaba

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.